Avançar para o conteúdo

Jardins pequenos: dicas essenciais de decoração para tornar o seu espaço perfeito!

  • por

Quando se trata de jardins, o espaço limitado não precisa de ser um barreira, pois mesmo em espaços pequenos é  possível ter originalidade e conforto. Jardins pequenos, terraços, decks e pátios, sem dúvida, vêm com seu próprio conjunto de desafios de design, porém mesmo os mais econômicos podem ser reformulados em paraísos ao ar livre e elegantes.

Se está pretendendo transformar um espaço do telhado num elegante jardim urbano, crie também uma área ideal para refeições ao ar livre, com uma boa iluminação para os horários noturnos.

Usar o espaço de forma inteligente é a chave para fazer um excelente trabalho num jardim pequeno. Assentos que se dobram com armazenamento, vasos de flores de parede, vasinhos com ervas aromáticas e até mesmo móveis de dobrar, tudo ajuda a poupar no espaço. Da mesma forma, espelhos desenvolvidos especificamente para uso ao ar livre ajuda ainda mais, criando a ilusão de espaço onde simplesmente não há nenhum.

Aproveite as nossas dicas e crie jardins pequenos perfeitos

jardins pequenos

Figura 1

Procure por edifícios de jardim de pequena escala, como gazebos ou pérgulas, que podem trazer abrigo e estrutura sem a necessidade de muito espaço.

Não se esqueça, que os jardins pequenos podem trabalhar a seu favor – eles são mais fáceis de manter e, com algumas soluções de iluminação bonitas e decoração de interiores, funcionará como enclaves acolhedoras parecidas com salas de estar ao ar livre. Um projeto de pátio pode funcionar muito bem num espaço pequeno.

Lembre-se, luzes movidas a energia solar e lanternas são as mais seguras e têm longa duração. Se tiver um gazebo ou fizer uma estrutura tipo quarto, experimente construir uma fogueira a lenha ou utilizar tigelas de fogo irá aumentar a atmosfera, bem como dar calor quando a noite eventualmente chegar.

Se utilizar um deck, experimente enfeitá-lo com plantas, optando por uma estética mais natural – tente usar a ideia de acrescentar uma banheira de zinco para um estilo rural. Lembre-se, por vezes, um conjunto limitado de parâmetros pode ser uma escolha perfeita para a engenhosidade e o mesmo se aplica aqui. Seja criativo e pense por você mesmo, mas antes sugerimos que veja outras ideias para decoração de jardins. Quanto mais exemplos você ver, melhor conseguirá fazer o seu.

Jantares de verão

Crie uma área de estar ao ar livre para os meses de verão. Mesmo se tiver um pequeno lote de terreno com vegetação não muito natural, pode criar a aparência de um jardim colorido com vasos e jardineiras cheias de flores. Assim como dentro de casa, optando por paredes neutras e piso, pode fazer um pequeno jardim para se sentir mais leve e mais brilhante.

Galeria de fotos de jardins pequenos

Por fim um passo a passo simples sobre aquilo que deve fazer. Se achar que não é suficiente, leia o nosso guia de como montar um jardim. onde poderá tirar ideias para inspiração.

Meça o seu espaço

Em seguida, desenhe o espaço em papel ou com recurso a uma ferramenta de computador. Não precisa ser bonito, mas a escala tem que ser precisa. Para a portabilidade impressa, é melhor se o esboço se encaixar em uma folha de papel convencional. Agora que você está olhando objetivamente, você pode ver como e onde as coisas vão caber.

Alocar espaço

Como você usará este jardim? Você vai comer refeições lá? Churrasco? Cultivar frutas e flores? Se estiver interessado em decoração com flores, é uma excelente ideia. Mas lembre-se: precisam de cuidados regularmente. E quanto ao armazenamento? Depois de saber o que deseja, adicione as coisas ao esboço: uma mesa, um assento, um churrasco, etc. Quão grande é a mesa e quão amplas são as cadeiras? Desenhe-os para ter a noção dos seus tamanhos.

Construção

Se estamos falando de jardins pequenos, você não pode ir muito além em termos de construção. Então pense no que realmente precisa. Seja realista sobre o que é essencial para a segurança, pois isso é o essencial. Elementos estéticos, como cercas e pedras, dependerão do seu orçamento.

Conheça o clima e a exposição solar

Escolha plantas adequadas para o seu jardim, independentemente do tamanho, é a localização e clima que influenciam. Tenha isso em conta. Escolha as plantas que se conjuguem e se encaixem no clima da sua zona residencial. Adicione plantas ao seu esboço usando marcadores de cores.

Na literatura hortícola e nos rótulos das plantas, as plantas são descritas como adequadas para o pleno sol (mais seis horas de sol direto); Semi-sombra (três a seis horas de sol direto ou intermitente); Ou sombra total (sem sol direto). Com base em sua manutenção de notas, escolha as plantas mais adequadas ao seu microclima. Um conceito básico de plantas que deve ter em mente ao fazer escolhas para o seu jardim é o tamanho dos vasos certo. Você vai precisar deles, a menos que esteja plantando na terra. Quase tudo é um objeto adequado, desde que tenha orifícios de drenagem.