A decoração de casas pequenas deve sempre misturar dois aspectos: conforto e beleza. Uma casa confortável por si só já tem um charme e transmite bem-estar, mas nem por isso ela precisa obrigatoriamente estar cheia de objetos.
Começamos então pelo ponto mais importante: o mobiliário. Atenção à quantidade e ao tamanho dele. Se você colocar um móvel muito grande em uma divisão, logo ele irá preencher visualmente metade do seu espaço. Portanto, fuja disso.
Ao invés de preencher, opte pelo mobiliário estritamente necessário e em tamanhos menores, de preferência (lembre-se, na decoração, menos é mais!). Optar por móveis transparentes (em vidro ou acrílico) e rasos são ótimos, porque eles aumentarão a leveza do espaço.
Móveis quadrados e embutidos também nos dão mais espaço; mesas que podem alargar e encolher de acordo com o número de visitas esperado e móveis com duplas funções (como um berço que se transforma em escrivaninha, por exemplo) também são apostas bem inteligentes.
Se quiser um pouco mais de detalhes sobre a decoração de cada divisão em específico, você pode ler mais sobre elas em nossas matérias de: cozinhas, banheiros, salas, quartos, jardins e escritórios pequenos.
Sugestões originais de decoração de casas pequenas
Um cômodo cuja escolha do mobiliário é essencial, com certeza é a sala de estar, pois é aqui onde, geralmente, passamos mais tempo. Desta forma, evite enchê-la com diversas cadeiras ou poltronas e escolha por exemplo, um sofá mais comprido, pois ele deixará não só um espaço maior para locomoção, como também um aspecto mais compacto e “clean”.
Estantes penduradas nas paredes também liberam mais área e ainda tornam mais bonita ainda a decoração. Muitos decoradores usam e abusam de uma decoração mais vertical, com diversas estantes e objetos decorativos aéreos com o objetivo de aproveitar um espaço que ficaria obsoleto e ao mesmo tempo maximizar o espaço reservado a locomoção de pessoas no ambiente.
As cores para casa são outro ponto muito importante de escolher. Pegue alguns objetos obrigatórios em qualquer casa e encha-os de cor; estou falando de tapetes, colchas, mantas e cortinas. As paredes e o piso devem ter tons claros e pastéis, que visualmente aumentam o ambiente, podendo contrastar com o verde de umas plantas, que trazem vida à casa.
Pormenores como o tipo de iluminação (quanto mais luz natural aproveitar melhor) ou a colocação de objetos como espelhos também alteram a noção de espaço das divisões.
Em casas menores, a iluminação branca ou com maior proveito da luz vinda da janela, combinada com as cores claras (ou brancas) do cômodo são perfeitas para darem a sensação de amplitude, leveza e limpeza.
Como decorar casas pequenas
Deixamos agora alguns exemplos de decoração de casas pequenas para todos os tipos de bolsos. Use as fotos e vídeos como forma de inspiração enquanto estiver a decorar a sua.
Seja inteligente com armazenamento
Quando se trata de pequenas áreas, o armazenamento inteligente é a chave. Procure por camas, sofás ou até mesmo escadas com armazenamento incorporado. Seja criativo com o espaço usado, sem exceder na quantidade de móveis no mesmo cômodo.
Combine formas
Seria ótimo se pudéssemos encaixar uma mesa de jantar de dez lugares em nossas casas, mas isso não é sempre uma realidade disponível, por isso, se existem casas com um grande local para uma mesa retangular, os donos optam por uma mesa circular.
A forma se encaixa perfeitamente no espaço e ainda pode acomodar alguns convidados. Muito mais cômodo para cozinhas ou salas apertadas.
Deixe o olhar navegar
Vidro e acrílico devem se tornar seus melhores amigos ao decorar um pequeno ambiente. Eles não só por se encaixarem com uma variedade grande de estilos, mas também por deixarem o olho viajar através de suas superfícies claras ou transparentes.
Criar espaços multifuncionais
Quando o lugar é apertado, criar áreas multifuncionais são muito relevantes.
Jogue com reflexões
Uma parede espelhada é uma ótima maneira de abrir espaço ao olhar. A superfície reflexiva cria uma ilusão óptica que dobra o espaço real. É sempre uma boa aposta, seja que divisão for.
Use cada recanto
Uma casa pequena não permite áreas desperdiçadas, portanto, assegure-se de fazer um bom uso de todos os cantos. A decoração de casas pequenas está bastante focada nos detalhes, dessa maneira, dê importância a tudo.