Decoração de sala pequena: dicas de elegância e mobilidade!

Você não precisa se desesperar! Sim, é possível fazer uma decoração de sala pequena incrível. E também é fácil torná-las bonitas e agradáveis. Para começar, cuidado com a mobília. Quanto menos coisas tiver a sala maior parecerá. Portanto coloque o que é estritamente necessário: um sofá (se possível dos modelos sem “braços”), uma mesa de apoio pequena, uma estante para a televisão (o ideal é pendura-la na parede, poupa imenso espaço).

A iluminação deve ser preferencialmente no teto, um puff para sentar, tapetes pequenos ou grandes, mas finos (os mais cheios servem para preencher espaço) e terá uma sala completa e com espaço. Se optar por móveis transparentes (vidro ou acrílico) e rasos irá aumentar a leveza do espaço. Tal como com o uso de riscas verticais nas almofadas ou tapetes.

Mas, as dicas não ficam por aí, abaixo teremos mais sugestões.

decoração de sala pequena

Figura 1

Sugestões de decoração de sala pequena para ter inspiração e criar o seu espaço super acolhedor

Outro truque prático é o uso de mobiliário 2 em 1 que se torna outro, ou seja: sofás-cama, sofás com bancos embutidos, mesas que se podem alargar, entre outros.

Devido a limitação de espaço, você não pode nem deve abusar nos elementos decorativos. Procure evitar todas as “bugigangas” que não têm utilidade, como as que a tia e a vizinha ofereceram e nunca sabemos onde colocar. Neste tipo de salas pode inovar e usar desenhos/formas nas paredes ou optar por decorações lisas e de pendurar na parede, como um puzzle, um quadro feito com materiais reciclados, uma obra de arte, o que quiser.

Quanto às cores das paredes, devemos manter alguma sobriedade, as mais claras dão a ideia de amplo: salmão, bege, branco, cinza, azul ou verde bebê são ótimas opções. Poderá depois colocar almofadas ou cortinas coloridas para dar mais vida ao ambiente. Veja também a decoração de salas para obter outras inspirações mais generalistas.

Galeria de fotos de projetos para decoração de salas pequenas

Use espelhos

Especialistas de decoração geralmente colocam espelhos estrategicamente em lugares pequenos para que o espaço pareça maior. Uma das ideias mais comuns de decoração de sala pequena é pendurar um grande espelho em uma localização central. Serve para refletir a luz e criar um ambiente agradável. Coloque-o atrás de uma fonte de luz, como uma vela ou uma lâmpada suspensa. Se possível, posicione um espelho em frente à sua janela para que reflita a rua, e dê a ilusão de outra janela.

Aproveite a altura do espaço

Uma sala pequena tem uma dimensão vertical e uma horizontal. Se a sua sala de estar tem um teto alto, aproveite ao máximo o espaço extra, decorando-o de uma maneira que atraia os olhos para cima. As cortinas do chão ao teto são uma maneira elegante de atingir esse objetivo.

Outra ideia é preencher o espaço vertical com uma coleção pequenas de quadros e outros adereços. Esta técnica fará com que a sala pareça maior do que realmente é, porque convida o olhar a percorrer o espaço horizontal.

Cores neutras

Uma das ideias mais populares da sala de estar é o uso de cores neutras nas paredes, no chão, no teto e no mobiliário. Uma paleta de brancos e beges expandirá o espaço. Tons suaves também tendem a iluminar uma sala refletindo a luz. Além de ampliar uma área, uma paleta neutra confere sofisticação instantânea e cria um ambiente acolhedor.

Móveis

Quando você compra móveis, considere seu peso visual. Este conceito refere-se ao peso para a vista de um objeto com base em tamanho, cor e design. Escolha peças que tenham uma aparência leve.

Cores

Opte por cores pálidas em vez das mais escuras, e selecione os móveis que têm pernas, evitando os maciços. As mesas de vidro ocuparão menos espaço visual do que os de madeira porque você pode ver através delas. Qualquer mobiliário que não obstrua as vistas fará com que uma área pareça mais aberta.

Sofás

Uma lista de pequenas ideias para sala de estar não estaria completa sem a recomendação para você selecionar móveis que não dominem a sala. Um sofá com braços finos e uma parte traseira forte e estofada é preferível a um com braços largos e aos de canto.

Como pode ver, fazer a decoração de sala pequena não é assim tão complexo. Você só precisa não querer por tudo lá. E aí, quais são as suas ideias favoritas para fazer da sua sala de estar um paraíso de conforto?

Faça seu comentário