Aprenda como fazer a decoração de quartos pequenos ser perfeita

Se você tem quartos pequenos na sua casa e quer fazer a decoração, não se desespere! Mesmo esses espaços com tamanhos limitados podem ficar muito agradáveis com boas ideias e aproveitamento correto do ambiente.

Sabendo usar de forma eficaz cada área disponível, será possível criar ambientes agradáveis e acolhedores. Por isso, apresentaremos neste texto algumas dicas que achamos serem importantes para a decoração de quartos pequenos.

Dicas essenciais para quartos pequenos

  • Para começar, faça uma limpeza geral dos seus pertences e livre-se de tudo o que realmente não for importante. Um quarto cheio de coisas em cima dos móveis torna-o ainda mais pequeno.
  • Tenha em atenção que as cores claras aumentam a sensação de espaço, enquanto as tonalidades mais escuras tendem a ter o efeito contrário.
  • Ilumine as suas paredes e móveis.
  • Isso pode parecer óbvio, mas se você optar por uma cama pequena e usar móveis que economizem espaço, certamente conseguirá obter outra arrumação neste quarto. Se o espaço de armazenamento for um problema, use uma cama com baú para que você possa eliminar a necessidade de outros elementos no ambiente.
  • Expanda visualmente o quarto usando espelhos.

Como fazer a decoração de quartos pequenos

Espelhos

Para que o quarto pareça ser maior do que aparenta, coloque espelhos na horizontal ou na vertical, mas sempre num angulo de 90º com o chão. Isso irá também criar a sensação de profundidade e aumentar a sua luminosidade. Para deixar as paredes mais livres, pode aplicar na porta alguns ganchos que te permitem pendurar sapatos e outros itens.

Mobiliário

Na escolha da cama, a melhor solução é eleger uma que tenha gavetões por baixo do colchão, pois permite aumentar o espaço de arrumação. Se a cama for de solteiro, encoste a uma parede para ter mais espaço de circulação. Caso seja estudante, pode também procurar um estilo de camas que tenha escrivaninhas já incorporadas, que se recolhem quando não estão em uso. Cestos de roupa suja  não devem fazer parte deste ambiente, deixe no banheiro ou na lavanderia. Ponha os sapatos na sapateira, e coloque apenas o mobiliário indispensável, abusando de prateleiras suspensas na parede.

decoração de quartos pequenos

Figura 1

Objetos

Dê cor ao seu quarto nas cortinas, nas almofadas, na colcha da cama, nos tapetes. A vantagem disto é que terá facilidade em mudar os tons do quarto sempre que se fartar.

Tecnologias

Se tiver televisão, deve suspendê-la na parede, poupando logo o espaço de um móvel.

Iluminação

Quanto mais luz tiver, maior parecerá. Se não tiver muita luz natural, compre lâmpadas brancas ou leds. Sem a iluminação correta você não conseguirá ter um quarto decorado perfeito. Pode até escolher bem a cor, mas se não fizer o mesmo com a luz, os resultados podem não ser os esperados.

Galeria de fotos de projetos de decoração para quartos pequenos

Crie um ponto de foco

Os quartos pequenos, assim como os outros, precisam de um ponto focal, um ponto atraente que estabelece uma hierarquia para que você não veja apenas uma confusão. Muitas vezes, o ponto focal é a cabeça da cama, que você pode amplificar com um arranjo de travesseiros ousados. Ao organizar pequenos espaços, seu olho também pode ser atraído pela janela. Em vez de deixar esses dois elementos fortes competir pela atenção, coloque a cama na frente da janela para fundir-se de forma coesa.

Cama

Pode ser tentador comprar a maior cama possível para fazer um ambiente acolhedor. Mas fazer isso em um pequeno quarto tende a causar uma sensação mais apertada. Em vez disso, escolha uma cama com uma pequena estatura que não asfixie a divisão. Veja a nossa matéria sobre decoração de camas. Transforme o seu quarto pequeno em um autêntico ambiente de cor e relaxamento!

Cores

Quanto mais claras, maior a sensação de amplitude. No entanto existem outras maneiras de organizar quartos pequenos. Você pode torná-lo escuro e aconchegante com tonalidades vermelhas saturadas ou castanho chocolate.

Uma outra forma é aumentar a luz do dia através das janelas e uma cor com mais luminosidade na parede, como a cor branca ou o amarelo do sol. De qualquer forma, não tome uma abordagem fraca. Você pode ser ousado em um espaço pequeno sem arriscar muito dinheiro ou esforço. Veja o artigo sobre cores para quarto, de onde poderá tirar a sua paleta de cores preferida.

Armazenamento

Ao decorar quartos pequenos, cada centímetro quadrado é potencial para guardar as suas coisas. Claro, você pode esconder caixas debaixo da cama ou colocar um móvel de armazenamento debaixo da janela. Use um baú como mesa de cabeceira para ganhar espaço na gaveta. Quando se trata de organizar um quarto pequeno, aproveite ao máximo seu armário com um sistema organizador. E procure espaço na parede onde você possa colocar uma estante de livros.

Faça seu comentário