Plantas para Escritório

A decoração de escritório é fundamental para fazer com que se sinta bem com um ambiente à sua medida. Já experimentou ter plantas para escritório? A decoração acaba por definir a sua atividade ou as suas ideias ao olhar de quem está de fora, bastando dar uma olhada pelos objetos decorativos presentes no seu escritório. Ter plantas no escritório é algo que todo mundo deve fazer. Os benefícios, físicos e psicológicos, são evidenciados em numerosos estudos científicos que comprovam que ter plantas no ambiente de trabalho ajuda a saúde física e psicológica.

Benefícios das Plantas para Escritório

Reduz o estresse

Ter plantas em seu ambiente de trabalho reduz o estresse. Em um estudo realizado há uns anos, foram registradas reduções significativas onde as plantas estavam localizadas no escritório. Os critérios avaliados foram a tensão/ansiedade e fadiga.

Esse estudo mostra que apenas uma planta por espaço de trabalho pode fornecer um aumento ao espírito de equipa, e assim promover o bem-estar e o desempenho. Edifícios com escritórios parecem mais tranquilizantes e lugares mais agradáveis para se estar quando existem plantas. Os efeitos não são apenas psicológicos, mas também fisiológicos com a redução da pressão arterial. As plantas também nos permitem perceber melhor o nosso ambiente, onde nos sentimos mais confortáveis ​​e isso, por sua vez, reduz o estresse.

Aumenta a produtividade

A produtividade também é aumentada devido à presença de plantas naturais. Tarefas cognitivas, concentração e foco aumentam e portanto a produtividade também.

Torna o ambiente acolhedor

A maioria concordará que um escritório com plantas é um lugar melhor para se estar. Como estamos dentro deste local por um tempo considerável na maioria dos dias, é importante que possamos estar confortáveis.

Melhora o ar

Ao introduzir uma proporção de 1 planta por 3 pessoas que usem o escritório, a qualidade do ar pode ser melhorada dentro do escritório. O CO2 pode ser reduzido, bem como a poeira, bactérias e mofo. Os níveis de poeira no local de trabalho podem ser reduzidos em até 20 por cento quando as plantas são colocadas em locais específicos. Com a colocação correta de plantas, a necessidade de ar condicionado também pode ser reduzida e o ar mantém uma maior umidade.

Reduz o barulho

Uma vantagem menos conhecida das plantas é a capacidade de reduzir o ruído ambiente dentro de um escritório, até 5 decibéis. O ruído de fundo, que de outra forma poderia distrair outros, é reduzido, permitindo que se concentrem no seu trabalho.

Melhora sua disposição

Curiosamente, há algumas evidências que sugerem que as flores no local de trabalho podem melhorar a produtividade. Por exemplo, a pesquisa sugere que as plantas podem ter um impacto positivo no humor dos funcionários e os estudos demonstraram que são muito influentes nas nossas mudanças de humor.

Aumenta a criatividade

As plantas também podem ter a capacidade de aumentar a criatividade. Um estudo que examinou os efeitos das flores e das plantas no local de trabalho demonstrou que homens e mulheres demonstraram um pensamento mais inovador e geraram mais idéias e soluções criativas para problemas em um ambiente de escritório desses.

escritórios com plantas

Se você é um artista, provavelmente tem o seu escritório com montes de materiais relacionados com a arte que pratica e obras primas, se é pintor deve ter telas, pincéis, etc. Mas neste artigo apenas será abordada a decoração “básica” feita com plantas que pode aplicar  em qualquer escritório para lhe dar vida e cor.

escritório com plantas

Lista de idéias de plantas para escritório

As plantas são uma ótima maneira de dar cor e alegria ao seu escritório, tornando mais vivo. Se não tem grande disponibilidade para cuidar das plantas, regar, aparar, etc, tem duas opções, pode colocar no seu escritório plantas como cactos (embora estes dêem aquela cor que o escritório precisa para se tornar mais vivo) ou então optar por plantas artificiais.

plantas para escritório

Plantas de sol

São plantas que necessitam de pelo menos 3 a 4 horas de sol diário (sol direto), pode ver alguns exemplos em baixo.

Buxinho

Onze-Horas

Azaléia

Plantas de meia sombra

São plantas que se aguentam sem receber sol direto, mas tal como as plantas de sol necessitam de 4 horas pelo menos.

Violeta-Africana

Cheflera

Lírio-da-Paz

Plantas de Sombra

Tal como o nome indica, são plantas que não necessitam de sol direto, basta um pouco de claridade durante meia duzia de horas.

Singônio

Espada de São Jorge

Palmeira-Ráfis

E aí, você gostou dessas plantas para escritório? Escolheria alguma para além dessas? Use nossa caixa de comentários para dar a sua opinião.

Faça seu comentário