Móveis para escritório: saiba como fazer a escolha certa antes de comprar!

O mercado de móveis para escritório funciona na ideia que tudo serve para todo o local. Mas todo o espaço de trabalho tem sua própria identidade, necessidades e requisitos únicos de design e estrutura. Os tamanhos padronizados geralmente podem não servir para o formato e medidas com que o escritório foi construído.

Os escritórios modernos variam em tamanho e formato. Muitas vezes a disponibilidade de mobiliário dita o design do escritório, quando na verdade devia ser o contrário! Os escritórios devem ser projetados para facilitar a realização das tarefas associadas ao modo de trabalho dos seus usuários. Quer criar um escritório autêntico? Acompanhe o texto.

Mesa de trabalho

A mesa de trabalho é um dos móveis para escritório mais importante. É nela que você vai colocar os objetos mas utilizados no dia, além de colocar o seu computador ou qualquer outro tipo de material que dê utilização regular.

A decoração e organização do escritório da sua casa ou mesmo do seu trabalho é fundamental para o seu bem-estar. É de grande importância se organizar nas tarefas/trabalho do dia-a-dia para que o fluxo de atividades sejam executados com eficiência.

Aqui você poderá achar algumas dicas que vão te ajudar a escolher a mesa de trabalho mais adequada para ao seu ambiente de trabalho.

Figura 1

Material

A mobília é uma parte essencial da decoração e da organização do escritório. Como tal deve ter em conta o material utilizado na mesa de trabalho (inox, vidro, madeira).

Cuidado na escolha de tampos de vidro na mesa de trabalho, muitas acabam por ofuscar com o reflexo do monitor enquanto está com menos luz.

O inox fica bastante bonito nas mesas de trabalho modernas. Mas dê atenção a linha do seu escritório, se segue uma linha de decoração mais clássica não utilize PVC ou inox para que isso não interfira no resultado final.

A nível econômico já sabe, o PVC é a opção mais barata, porém com menos qualidade. Mesas de trabalho em vidro, inox e mogno são mais caras e mostram muito mais requinte e elegância a quem as vê.

Figura 2

Figura 3

Figura 4

Dimensão e estrutura ideal dos móveis para escritório

Escritórios Pequenos

A dimensão da mesa poderá ter as escolhas limitadas consoante o tamanho do seu escritório. Se o seu escritório é bastante pequeno e apenas vai ter um computador (monitor, teclado, rato e colunas) ou um portátil pode optar por mesas de 80 centímetros a 1.40 metros.

Por outro lado, se necessita de uma mesa bastante espaçosa para colocar as suas coisas, pode optar por uma  em formato “L”. Vai permitir poupar espaço em relação à largura da distância das paredes laterais do seu escritório. Caso o formato “L” não fique adequado com o restante da decoração de escritório ou em relação aos seus gostos pessoais, poderá adquirir uma mesa de canto. É uma mesa triangular que vai encaixar no canto e por norma tem uma profundidade maior. Desta forma, pode deixar o monitor mais para trás e ao mesmo tempo poupar os seus olhos da luminosidade do mesmo.

Figura 5

 

Figura 6

Escritórios médios e grandes

Se o seu escritório é maior, poderá escolher qualquer tipo de mesa que se adapte ao seu gosto. As mesas em L tem o formato mais amplo, pois são bastante compridas. Além disso, irá ocupar mais espaço e não fazer com que o seu escritório pareça tão vazio.

Figura 7

Figura 8

Figura 9

Mesas de trabalho com ou sem gavetas?

Esta é uma decisão que já vai depender se gosta de guardar em gavetas os objetos ou deixá-los sobre a mesa. Uma mesa com gavetas provavelmente é muito mais aproveitada em termos de arrumação e organização. Primeiro que evitará que compre um bloco de gavetas à parte ou até mesmo um móvel próprio só para arrumar alguns arquivos e pastas. Em segundo lugar, vai permitir que tenha menos coisas na parte de cima do móvel. Eliminando o risco de perda de produtividade com distrações evitadas, além da desorganização que pode ocasionar.

Figura 10

Figura 11

Figura 12

A mesa sem gavetas tende a ser muito mais barata. Dependendo também do material com que é feita obviamente, mas poderá ser uma boa opção para pessoas que já adquiriram mais móveis de escritório para organizar arquivos e arrumar outros materiais ou objetos.

A mobília é uma parte essencial da decoração e da organização do escritório. Devendo levar em conta o material utilizado na mesa de trabalho, inox, vidro, madeira. Cuidado na escolha de tampos de vidro na secretária. Muitas acabam por ofuscar com o reflexo do monitor enquanto está com menos luz. Se por acaso é uma pessoa que gosta de plantas veja o nosso artigo sobre a decoração de escritórios com elas.

E aí, você tem alguma dica ou pergunta sobre móveis para escritório? Pode deixar tudo nos comentários.

Faça seu comentário