Mesa para sala de jantar: não erre na escolha e descubra qual o formato e cor ideal para o seu espaço

A mesa para sala de jantar é uma das peças principais e mais importantes de qualquer sala por isso equipe a sua sala de jantar com a mesa ideal para sua família. Em todas as casas a mesa tem o papel vital de manter a família próxima. Além de reunir a família durante os horários das refeições, também ajuda na hora de jogos e diversão.

E não esqueça que certas mesas adicionam elegância à sua casa. Com as enormes escolhas no mercado, é provável que se confunda enquanto decide. Para tornar o processo de seleção simples, temos algumas ideias interessantes para você. Se quer comprar uma nova talvez seja bom dar uma olhada na nossa matéria. Como você sabe, as mesas ajudam a definir o espaçamento geral da divisão, tal e qual como o resto do mobiliário que vai colocar à sua volta. Vamos lá?

saiba qual mesa para sala de jantar comprar

Figura 1

Utilidade e estilo da mesa para sala de jantar

Antes de ir a uma loja de decoração e mobiliário para comprar a sua mesa para sala de jantar pense no propósito deste elemento no ambiente. A mesa que você vai comprar serve para quê? Vai necessitar que esta tenha algum espaço de armazenamento para arrumar toalhas ou talheres? É uma mesa para colocar durante uns anos e mais tarde mudar ou quer algo intemporal para manter até remodelar a sua casa totalmente? Se você for pai ou mãe e quiser estar seguro quanto aos estragos na mesma terá que procurar por mesas que não sejam fáceis de riscar ou quebrar.

Formato da mesa

A escolha do formato da mesa normalmente deve levar em conta a decoração da sala que considerou fazer. Pode optar por uma mesa de jantar em formato oval. Isso normalmente fica bem em salas mais pequenas. Ou por uma retangular que se enquadra perfeitamente em designs modernos de linhas retas.

Caso tenha filhos não esqueça de pensar também na segurança das crianças. Por isso, avalie bem as pontas e tipo de material que a mesa possui.

Mesa retangular clássica

Antes de escolher cores ou materiais, você precisa decidir se a sala de jantar será a clássica retangular. Ou terá uma forma única que não é tão típica para o propósito. Por mais difícil que pareça, esta é uma decisão simples: recomendamos aos indecisos que busquem um tipo de tabela tradicional, pois também é o mais popular.

Suas linhas diretas e perfeitamente definidas fornecem espaço suficiente para suas refeições. As mesas retangulares são sempre uma boa escolha para grandes famílias, ou que gostam de organizar encontros e festas familiares.

Mesa para sala de jantar moderna quadrada

As mesas de jantar quadradas são semelhantes às retangulares, devido a suas linhas retas e características únicas. Eles costumavam ser evitadas no passado porque eram considerados pequenas e impraticáveis. Embora isso seja verdade até certo ponto, as famílias pequenas que querem uma experiência íntima de jantar ainda podem considerá-las úteis.

As mesas quadradas são realmente um objeto familiar, mantendo as pessoas próximas umas das outras e permitindo que elas interajam melhor. Além disso, parecem absolutamente modernas e encaixam perfeitamente no estilo minimalista das casas contemporâneas.

Mesa redonda

As mesas redondas são incríveis, e têm o benefício de ser perfeitamente conveniente para qualquer tamanho/forma que sua sala de jantar possa ter. Sua forma circular é de alguma forma íntima, incentivando os convidados a conversar e a interagir. Além disso, as mesas redondas não têm bordas nem pernas de mesa desajeitadamente postas, e isso significa que sempre haverá espaço para um hóspede extra. As mesas redondas, no entanto, não são perfeitas para grandes encontros.

Mesa de jantar oval

Escolher uma mesa para sala de jantar oval é sempre atemporal em beleza e estilo. Mas não são a escolha mais prática que você pode fazer. Mesmo que venham com cantos arredondados, eles podem ocupar mais espaço do que os retangulares, e são um pouco mais incongruentes para mover. Uma mesa oval, no entanto, é adequada em salas estreitas onde mais pessoas precisam ser acomodadas.

Galeria de fotos de mesas para sala de jantar

Dimensões

As mesas de jantar devem ser altas o suficiente para colocar as pernas. Se a sua sala for enorme tente arranjar uma que se adapte facilmente, sendo um pouco mais comprida. Mas não caia em exageros, é uma mesa de jantar e deve se adequar a esta finalidade. Por norma a mesa de jantar deve ser um pouco maior que o tamanho do seu sofá principal.

Material

A escolha do material da sua mesa não é complicada. Escolha um material que já utilize com alguma frequência na sua casa de forma a não descontextualizar a mesa do restante mobiliário. As mesas de madeira são bastante comuns e até podem ser bonitas. Mas tenha em conta que as mesas que dão um ar mais moderno à sua casa, em geral são feitas de algum metal ou até mesmo vidro.

Se optar por uma mesa de madeira considere os materiais que duram mais tempo, que são: o carvalho e a nogueira. Quanto as mesas de metal opte por mesas feitas em aço inoxidável. São as que tem maior resistência.

E você, como são as mesas de sala de jantar que tem na sua cabeça? Deixe nos comentários o que pretende fazer da sua sala!

Faça seu comentário