Descubra o jardim cottage: como fazer e quais as plantas certas

O jardim cottage consegue expressar alegria e até mesmo paixão, tornando cada planta individual numa expressão diferente.

O termo jardim cottage é usado para  um jardim de flores predominantemente informais e antiquadas; uma mistura casual e mistura de plantas. Embora possam parecer que não há nenhum cuidado ou projeto envolvido, este tipo de jardim pode exigir uma boa dose de manutenção, ou rapidamente se tornará uma bagunça indisciplinada.

Pensando nisso, neste artigo falaremos de alguns aspetos importantes se quiser criar o seu próprio jardim cottage. Veja nossas dicas para conseguir o resultado desejado:

Comece pequeno

Não crie um monstro que você não tenha tempo para cuidar. Mantenha o seu jardim cottage pequeno e, acima de tudo empolgante. Ao longo do tempo, à medida que sua confiança cresce, aumente o tamanho.

Investir no solo

Começando com o solo bom, rico e orgânico, onde as plantas prosperarão com o mínimo de rega reduz o trabalho desde o início. O recomendado é fazer um teste de solo para aprender o tipo de solo existente. Adicione matéria orgânica anualmente, seja comprando compostagem ou fazendo a sua.

Posicione as plantas cuidadosamente

Muito trabalho extra do jardim vem de não ter as plantas no lugar certo.

Torná-lo automático

Em vez de perder o seu tempo regando as suas plantas pode testar produtos para rega automática, como sistemas de gotejamento ou gota a gota.

Curiosidades do jardim cottage

Os jardins tem origem na antiguidade, desde há muitos séculos atrás que foram criados, desde que o homem começou a dividir as suas terras e parcelas e assim mantendo o seu território diferente dos demais. Desde arbustos silvestres, ervas daninhas, flores perfumadas e mesmo plantas medicinais faziam com que o jardim fosse algo único e útil. Para uma inspiração confira o nosso artigo sobre decoração com flores!

Começo dos jardins cottage

Os primeiros jardins cottage eram feitos predominantemente com legumes e ervas, uma resposta da classe trabalhadora para garantir uma fonte de alimento. Eles evoluíram para os jardins mais decorativos da popularidade atual como uma resposta aos jardins formalizados das propriedades inglesas. As flores começaram a predominar e os jardins eram muitas vezes cercados, por cercas ou sebes, e entravam por um portão decorativo, muitas vezes coberto com algum tipo de planta trepadeira, como rosas.

jardim cottage

Figura 1

No século XIX os jardins de casa assumiam uma expressividade mais romântica. Esta inspirou pintores a criar suas telas inspiradas em jardins decorados. Criaram-se os jardineiros, encheram-se janelas com trepadeiras vindas do jardim. Para além disto foram criadas divisões florais.

No jardim cottage, eram misturadas várias espécies de plantas, mantida alguma erva ou relva. Dividiam-se os jardins por zonas ou criava-se uma cerca à volta do jardim utilizando arbustos e rosas.

Figura 2

Casas de campo

As casas de campo (cottage) eram compostas por jardins pequenos ou grandes, cheios de informalidade e diversidade. Eram jardins exuberantes e pouco planeados. No entanto estes jardins não podem ser considerados jardins desleixados. Hoje em dia considera-se o antigo “cottage” um estilo atual e aplicável em quase qualquer casa. Se estiver sem ideias criativas, pode ver a nossas sugestões e tentar aplicá-las na criação do seu jardim.

Figura 3

Atualidade

Hoje temos muitas variações no jardim da casa tradicional. A maioria ainda é predominantemente floral, mas à medida que os paisagismos comestíveis ganham popularidade e o tamanho de nossos pátios continua encolhendo, mais e mais comestíveis estão chegando aos jardins das casas de campo.

Quando bem feito, os jardins da casa combinam perfeitamente cores, texturas , formas e até fragrâncias.

Se você deseja seguir as regras, o estilo cottage pode ser seu padrão. Não há preocupação com o espaçamento, sem preocupação com o plantio em números ímpares, sem graduações em altura. O maior apelo do jardim de uma casa é que parece não ter nenhum projeto consciente. Mas até mesmo um jardim de casa precisa ser controlado.

Um jardim de casa pode ser de alta manutenção. Algumas flores se tornarão grandes, espremendo as outras, por isso é preciso escolher adequadamente a mistura de espécies deste jardim. Você precisa de uma boa mistura de plantas, para evitar que pareça borrada ou confusa. Além disso, repita ambas as plantas e cores, para criar um fluxo e harmonia.

Fotos de jardins cottage atuais para você se inspirar

Alguns dos jardins cottage mais bem sucedidos começam com uma estrutura formal e suavizam a estrutura com o luxo de plantas caseiras.

Faça seu comentário