Escritórios pequenos: sugestões de decoração para conseguir um espaço funcional e acolhedor

A decoração de escritórios pequenos pode exigir um pouco mais de cautela. Isto porque requer alguma capacidade de gerenciamento de espaço de forma a rentabilizar ao máximo o ambiente. Todas as pessoas têm um conjunto de necessidades completamente diferentes para o seu espaço de trabalho. São tantas as ideias incríveis de decoração que não significa que a criação do escritório perfeito seja impossível, longe disso.

Se você está buscando a criação de um espaço que permita que trabalhe em casa, não procure mais. Nós separamos uma lista de sugestões que o ajudarão a criar um escritório pequeno em casa.

Ideias de decoração de escritório pequeno

Para começar tenha em mente que o local deve ser funcional para que consiga trabalhar em conjunto com alguém. A decoração é importante, mas a mobilidade no espaço também.

Se ainda não decidiu em qual lugar de sua casa vai criar um escritório, tente escolher uma divisão ou espaço onde tenha uma janela para que consiga bastante luz natural. Com luz natural você consegue proporcionar uma sensação de espaço maior. Criando assim a sensação de que o escritório não é tão pequeno.

escritórios pequenos

Figura 1

Mesa

Se o seu escritório é bastante pequeno e pretende trabalhar nele como se fosse um escritório “normal”, o ideal é comprar um mobiliário adequado ao espaço que tem. Por exemplo, em uma loja online de decoração você pode adquirir um tampo de mesa com prateleiras incluídas. Quando for utilizar o tampo (tampo que faz de secretária) é só dobrar.

Além disso, as prateleiras dão bastante jeito para organizar todas as suas coisas. Não há como ter um escritório sem uma mesa adequada, por isso pense que este é um dos elementos essenciais deste espaço, desta forma avalie bem o melhor modelo.

Veja na imagem a seguir o exemplo de uma mesa de trabalhor dobrável.

Figura 2

Se não gosta de mesas de trabalho dobráveis, pode sempre adquirir um móvel pequeno para com uma mesa que deslize para a escrita ou mesmo para colocar o seu computador.

Arquivador

O arquivador é um pequeno móvel onde se guarda todo o tipo de arquivos importantes. Mais uma vez recorrendo a uma loja do ramo, você pode adquirir um pequeno armário com rodinhas e que tenha uma fechadura que permita uma chave. Assim conseguirá que os seus arquivos estejam todos bem organizados e seguros.

Organize suas coisas

Tendo em conta que já adquiriu pelo menos uma mesa de trabalho e uma ou duas prateleiras, agora o importante é organizar tudo de forma que tenha o itens que mais utiliza à mão. E o material de exposição ou que menos utiliza menos afastado e arrumado.

Na prateleira coloque os livros, pastas e arquivos que só utiliza de vez em quando e não fazem parte do material de utilidade usual. Na mesa deixe tudo aquilo que utiliza regularmente. Por exemplo, canetas, cadernos, o computador fixo ou portátil. E um pequeno espaço para colocar um celular ou telefone fixo.

Concentração

Como sabe é importante criar um ambiente onde tenha noção que terá facilidade de estar concentrado durante muito tempo. Mas ao mesmo tempo também é importante criar um espaço no qual se consiga manter feliz ao passar tempo lá sem ter uma obrigação de trabalho.

Para isso fuja um pouco do padrão. Associe o sério e descontraído para obter um escritório atraente para trabalhar.

Tendo um escritório pequeno isso fica mais complicado. Mas não se esqueça que é um bom local para ler ou passar tempo para conversar com colegas ou amigos.

Arte e gostos pessoais

Por fim, coloque alguns elementos de decoração como peças de arte de parede (quadros, posters, pinturas, etc) que destaquem os seus gostos pessoais. E lhe proporcionem alguma inspiração. Ter um ponto que te traga inspiração toda vez que olhar para ele é importante, ainda mais se o seu trabalho requer criatividade para criar novos projetos.

Por isso, mais do que incluir um objeto de arte, coloque uma peça que motive a sua produtividade e inspiração para executar suas atividades.

Galeria de fotos de decoração de escritórios pequenos

E você, tem alguma sugestão pessoal para a decoração de escritórios pequenos? Se for o caso, você pode deixar a sua opinião na caixa de comentários abaixo.

Faça seu comentário