Faça uma magnífica decoração vintage para qualquer espaço da casa

A decoração vintage está em voga, tanto na moda como na decoração, mas que por vezes as pessoas nem sabem exatamente o seu conceito. São coisas velhas? Objetos ou móveis que passaram de moda e agora voltaram a ser usados? Mais ou menos.

Vintage está relacionado com objetos antigos, mas com qualidade, ou seja, mesmo que forem velhos não significa que pertencem obrigatoriamente ao estilo vintage. Buscar para nossa casa peças únicas e que para os outros não serve mais é uma verdadeira paixão.

Muita gente vê beleza no velho e imperfeito como em detalhes desgastados ou uma cor um pouco desbotada, porém a decoração vintage não é só isso, mas sim, preencher a casa com charme e caráter. Hoje, eu quero compartilhar algumas maneiras simples de começar a incorporar peças vintage em qualquer espaço.

Decoração vintage é passado e romantismo

A decoração vintage é delicada, romântica (muitas vezes), com personalidade e ligada ao passado. Se bem decorados, estes ambientes são originais, elegantes e charmosos, além de ser mais um tipo de decoração barata.

Além de serem mais em conta e ainda, fáceis de se encontrar (como em brechós, feiras…), o melhor é já possuir algumas peças em sua casa ou na casa de algum parente. Se usar coisas que pertenceram à sua família, existirá algo que em loja alguma pode lhe oferecer: lembranças, histórias e sentimentos!

aprenda tudo sobre decoração vintage

Figura 1

Se pretende fazer este tipo de estilo na sua casa, dê preferência a móveis clássicos de formas arredondadas e em tons neutros, tais como rosa velho, dourado e branco.

Quanto aos acessórios, esses são variados: gaiolas antigas, bicicletas, abajures bordados, relógios e rádios antigos, peças feitas à mão, retratos de família… Um dos objetos “retro” mais tradicionais são as máquinas de escrever, que contrastam muito bem com os computadores e tablets.

Pode também criar os seus próprios objetos, usando garrafas de vidro em vez de vasos para colocar as suas plantas, portas antigas (restauradas) como objeto central de uma parede de uma sala, expor um ou dois pratos antigos ou até mesmo cafeteiras antigas numa cozinha. Este é um estilo que nos permite imaginar e criar muita coisa, deixando assim a sua casa com um estilo definido, mas criado por si.

Atenção: é fácil cair no erro de encher em demasia as divisões com os diversos objetos. Fuja disso! Porque vai deixar o vintage para parecer que alguém entrou na casa da sua avó.

Veja também a nossa matéria sobre decoração de casas de campo, uma vez que lá também mostramos várias dicas sobre este tipo de materiais antigos.

Galeria de fotos de decoração vintage para aplicar em sua casa

Não tenha medo

O primeiro passo para decorar com a decoração vintage é deixar de lado sua opinião tradicional do que significa “decoração de casa”. Vintage é incrível porque é diferente. Não é a decoração típica que você encontrará no mercado comum. É incomum. Inesperado. Único.

Para ver essa beleza, você não pode ter medo de misturá-la e se afastar da norma. Pode demorar um pouco para ver se a decoração deste jeito é agradável para você, mas a decoração diferente é a primeira etapa para a realização da mágica do vintage. Se você fizer, nunca mais vai querer voltar. Prometemos!

Comece pequeno

Se você está trabalhando pela primeira vez na decoração vintage, recomendo começar pequeno. Vá a uma loja de antiguidades local ou loja de segunda mão e encontre um ou dois itens que você realmente ame, como uma velha lata de gás vintage, e use-a em sua mesa de café para exibir flores em vez de seu vaso típico.

Usar decoração com flores é uma excelente ideia! Um interruptor simples e antigo irá adicionar instantaneamente charme e personalidade a toda a sala. Depois avance e vá ao encontro de itens maiores como sofás ou poltronas reutilizados.

A melhor maneira de usar itens vintage é combiná-los com cores neutras e calmas. Embora certamente não seja um especialista na área, pode acreditar que há muita “energia” nas cores que escolhemos usar em nossas casas. As cores vermelhas e outros tons escuros são muito mais energéticas do que tons de cinza, azuis e cremes. Essa combinação pode ser a mais atraente para os olhos e muito mais apaixonante.

Cores

As cores para casa suaves e neutras são capazes de acalmar as pessoas, segundo alguns estudos. E, caso você estiver fazendo uma decoração vintage, sugerimos que minimize todas as outras distrações para que seus belos itens vintage realmente se destaquem.

Faça seu comentário