Dicas práticas de decoração infantil para tornar o espaço do seu filho perfeito

Em qualquer quarto ou espaço para crianças há vários aspetos a ter em conta: evitar objetos agudos e que ofereçam riscos, deixar espaço vago para as brincadeiras no chão e uso de materiais fáceis de limpar. Seguindo essas simples regras, a decoração infantil é bastante simples.

Em geral, conforme o sexo da criança assim é o tom escolhido para toda a decoração. No entanto, podemos sempre tentar fugir às tendências e ao cliché, e inovar conforme desejar. Você pode colocar itens divertidos e fáceis para ter um espaço bem agradável, como usar adesivos para colar na parede, podem ser pequenos ou grandes, ocupando a parede inteira, permitindo dar asas à imaginação e fazer autênticas obras de arte no quarto das crianças, criando algo que dificilmente alguém terá igual. Confira as nossas dicas.

Sugestões originais de decoração infantil

Uma maneira de decorar sem ter trabalho nenhum, é deixar a decoração na mão das próprias crianças: para isso use um tipo de tinta ou material que os permitam escrever (e depois com detergente lavar), assim podem fazer seus desenhos como forma de decoração,  deixe os seus filhos fazerem o que quiserem. Afinal, qual criança não gostaria de poder riscar uma parede inteira sem ouvir uma bronca?

decoração infantil em sua casa

Figura 1

Algo que também fica bastante engraçado, é cobrir o chão com uma tapete todo desenhado com uma pista de carros, ou com uma casa de bonecas, criando uma fonte de brincadeiras interminável. Lembre-se sempre que o quarto deve ser um lugar em que eles gostem de estar e passar tempo, por isso não use este espaço como uma forma de castigo.

Quanto à mobília, não se perca em despesas. As crianças crescem depressa e as suas necessidades mudam a esse ritmo também. Opte por soluções como os berços que se transformam em cama, ou aquelas camas com gavetas para arrumação e por aí vai. Caso haja mais do que uma criança, a melhor forma de economizar espaço é o uso de beliches. Caixas de arrumação para colocar os imensos brinquedos que possuem, também dá muito jeito!

E não se esqueça, vai chegar uma hora em que eles vão querer o quarto à maneira deles… Eles crescem, e a decoração vai ter sempre que acompanhar esse crescimento!

Se o seu filho ainda for pequeno pode dar uma olhada nas nossas dicas para decoração de quartos de bebê. Se inspire!

Galeria de fotos de decoração infantil para se inspirar

Quarto de brinquedos

Se você tem um espaço vazio em casa, pode oferecer neste local uma decoração infantil. É uma ótima maneira de manter os brinquedos arrumados em um único local e oferecer segurança. A maioria das crianças aprecia um espaço próprio além dos seus quartos.

Há muitas maneiras de decorar este espaço para crianças, e a decoração de uma divisão de brinquedos e brincadeiras não precisa ter um orçamento alto. As crianças não precisam de quase nada para se divertir.

Segurança

Ao criar o espaço, considere sempre a segurança. Não importa a idade do seu filho, a segurança vem em primeiro lugar.

Para crianças pequenas, pesquise questões de segurança – como cortinas com cordão, tomadas, portas de armários, pintura de chumbo – e coloque esses problemas de segurança em seu projeto inicial.

Para crianças mais novas, considere o uso de caixas ou compartimentos de armazenamento macios. Caixas e compartimentos pesados ​​são facilmente retirados da prateleira mas podem causar lesões corporais.

Cor

Escolher uma paleta de cores ou um tema para sua divisão de brinquedos pode ser muito divertido. Este é um ótimo momento para pensar sobre qual a favorita da criança em questão! As crianças são estimuladas por cores brilhantes e padrões amplos, mas não tenha medo de separar os tons primários e usar novas tonalidades. Existem muitas paletas de cores contemporâneas que funcionariam bem em diversos ambientes.

Móveis

Comece com o básico. Cada divisão deste tipo precisa de um amplo armazenamento ao lado de uma mesa e cadeiras. Mesmo que seu filho raramente fique quieto, uma mesa pode fornecer uma superfície elevada para todas as atividades, desde a hora do chá até a construção de trem ou legos.

Arrumação

Considere todas as necessidades de armazenamento do seu filho ao planejar o quarto dos brinquedos. É preciso pensar na arrumação para que eles possam ter mais espaço e também consigam achar seus brinquedos e guardá-los depois da brincadeira.

Arte

Os quadros de escrita (escola) são uma maneira fácil de estimular a própria arte da criança através do desenho. No entanto, podem servir também para os pais explicarem algo da escola ou raciocínio.

Nesta área a decoração infantil não tem que ser arrojada, ela pode ser bastante funcional e adequada às atividades que a criança em questão costuma fazer.

Faça seu comentário