Os segredos para fazer uma decoração de mesa incrível!

O sucesso de um almoço de trabalho, um jantar de família ou de uma festa passa pela organização e decoração de mesa. Se for bem-feita, faz logo toda a diferença e pode influenciar de verdade o ambiente à sua volta, criando momentos de convívio inesquecíveis.

Todos os pormenores fazem a diferença. aA toalha, os guardanapos, os pratos, os copos, os talheres, as bases dos tachos, os marcadores e os centros de mesa. Veja as dicas que preparamos para você sobre mesas decoradas.

Toalha

A primeira coisa a escolher é a toalha. Se as louças tiverem cores ou padrões, opte por uma toalha lisa de cores leves. Depois da toalha e louças colocadas, inove na forma de colocar os guardanapos ou nas argolas deles. Compre ou faça marcadores de lugares, invente novos centros de mesa.

Pratos

Você não precisa usar pratos redondos, como é o modelo padrão, tradicional. Os pratos quadrados ou retangulares que imitam a forma das mesas são uma ótima opção para inovar. Por isso considere caso queira fugir de objetos padrões.

Mesas decoradas com frutas

Use frutas frescas para adicionar cor à mesa de jantar. Coloque maçãs, laranjas, bananas e outras frutas da época que você goste em taças de vidro transparente.

Pode usar isto como peças centrais para a mesa de jantar. O bom dessa ideia é que você pode comer as frutas como sobremesa, o que faz delas uma decoração muito especial e única.

aprenda decoração de mesa

Figura 1

Porque não usar plantas na decoração de mesa?

Outra opção adorável é usar plantas frescas para decorar a mesa de jantar. Invista na decoração com flores, e coloque duas ou três plantas em vaso no centro da mesa.

Porém elas não devem ser muito grandes. Porque dessa forma, vão ocupar muito espaço na mesa e obstruir a visualização das pessoas entre si. Convêm serem plantas discretas.

Um vaso de flores é sempre uma boa opção. E o próprio vaso pode ser o ponto focal; as flores podem ser monocromáticas ou pode brincar com formas e cores e criar um arranjo de flores atraentes.

Também é possível usar apenas os vasos sem nenhuma flor. Agrupe-os e combine várias formas, tamanhos e cores para criar uma exibição realmente encantador.

Iluminação

Às vezes, a mesa em si é cativante o suficiente e não precisa de mais nada para ficar bonita. No entanto, se quer destacar a mesa, você pode rodeá-la com cadeiras de jantar minimalistas. Assim, você consegue a atenção no centro da mesa. E ainda pode colocar uma iluminação no centro dela.

Decoração de mesa durante refeições

Não se esqueça que alguns objetos da decoração ficam na mesa da sala de jantar durante a refeição. Mas outras precisam sair (principalmente em mesas menores), por esse motive, evite objetos em mesas menores ao invés de investir tempo e dinheiro em objetos que ficarão à vista apenas durante cinco minutos.

Se a refeição for no exterior da casa ou apartamento, evite coisas de plástico pois basta um ventinho bater para destruir toda a mesa. Escolha peças decorativas pesadas, como uns marcadores de lugar com base de cerâmica ou um centro de mesa com pedrinhas ou água. Se a sua mesa for rasa, use umas bonitas almofadas para os convidados se sentarem ou até mesmo puffs, que irão trazer cor ao ambiente.

Se for uma mesa com pouco uso, como uma de apoio ou de jantar pouco utilizada, pode apostar em candelabros, travessas bonitas, pequenos aquários, jarras compridas com flores, molduras ou outras peças decorativas e diferentes, que deixem a mesa bonita e alegre.

Se não gosta de ter trabalho na limpeza desta mesa, opte por uma linda toalha (escura ou com padrões, onde não se note muito o pó), que terá apenas de lavar uma vez por mês.

Galeria de fotos de mesas decoradas

Agora veja uma galeria de fotos de mesas decoradas com alguns exemplos das sugestões que passamos!

A decoração de mesa retangular tem muito espaço que podem ser preenchidas. Mas compreenda que a decoração deve ser adequada e não exagerada.

Você não precisa cobrir cada centímetro da mesa. Evite uma possível sobrecarga de cores ou uma desordem de decoração, tenha mais em conta alguns pontos estratégicos: Use almofadas de cadeira brilhantes, alinhe o centro da mesa com castiçais altos e, se quiser ser mais delicado, coloque o menu da refeição em cartões.

Faça seu comentário