Homepage » Jardins » Decoração de Jardins

Decoração de Jardins

O primeiro ponto de cada jardim é saber qual a finalidade do mesmo: um jardim para as crianças brincarem ou um jardim com zonas de relaxamento? Um jardim funcional ou um jardim meramente decorativo? Um jardim temático ou um jardim para os seus pets estarem à vontade? A sua escolha vai fazer toda a diferença no resultado final.

Quer seja um jardim com espaço para crianças brincarem ou um jardim para o descanso dos adultos, deve ter uma boa e forte relva plantada, as plantas com espinhos ou folhas aguçadas devem ser evitadas e tudo o que for plantado deve ter um bom espaço para a circulação.

Se pretender colocar uma cama de rede, tenha atenção à escolha das árvores. Algo que contrasta sempre bem com o verde de um jardim é a madeira, podendo sempre optar por um banco de repouso, vasos revestidos, etc.

Decoração de Jardins – Dicas

Se pretender um jardim exclusivamente decorativo, deve optar por plantas que fiquem bonitas de Verão e outras que aguentem o Inverno, equilibrando também a quantidade de plantas maiores e mais pequenas. Já os jardins temáticos têm uma beleza muito particular mas dão algum trabalho, pela condicionante do que se pode colocar sem fugir ao tema. Antes de iniciar deve haver sempre alguma pesquisa para não correr o risco de haver asneiras.

Caso existam animais tem de ter muito cuidado e evitar as plantas mais frágeis ou se houver animais na vizinhança, opte por colocar uma vedação.

decoração de jardins

Algo que enriquece qualquer jardim é o uso de lagos, fontes ou peças decorativas. Faz parecer o seu jardim um paraíso. O movimento da água chama a atenção, mas tanto os lagos como as fontes requerem manutenção e despesa extra, sendo um ponto demasiado importante para cair em esquecimento. Ficam ambos muitos bonitos num jardim mas requerem muito trabalho! Já as peças decorativas podem sofrer desgaste do sol e da chuva, tendo de ter o cuidado de as renovar sempre que necessário.

Caso prefira um aspecto mais “clean” mas original, pode sempre optar por um bom relvado e umas sebes cortadas a seu gosto, tornando-as a atracção principal do jardim. Deve apenas ter em atenção o tom monocromático que vai obter, podendo a longo prazo se tornar algo aborrecido.

Importa referir que um jardim nem sempre implica coisas vivas: relva sintética com umas espreguiçadeiras à sombra de um bom toldo é algo irresistível, com pouca manutenção mas igualmente belo e confortável. O seu jardim é mais pequeno do que qualquer um presente nas fotos? Não há problema, veja o nosso artigo sobre decoração de jardins pequenos.

Galeria de Imagens de Jardins Decorados

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *