Aprenda a fazer a decoração de jardim certa para o seu espaço!

A maioria das pessoas tem sua própria ideia sobre o que faria do seu jardim um lugar de sonhos. Em primeiro lugar, e antes de pensar na decoração de jardim, você sempre deve manter em mente as condições do terreno, bem como suas próprias preferências e gostos pessoais.

Injete o fator “se sentir bem” no design do seu jardim para ajudá-lo a se sentir acolhedor e ficar habilitado a convidar vizinhos e amigos. O primeiro ponto de cada jardim é saber qual a finalidade do mesmo: um jardim para as crianças brincarem ou um jardim com zonas de relaxamento? Um jardim funcional ou meramente decorativo? Um jardim temático ou para os seus animais domésticos estarem à vontade? A sua escolha vai fazer toda a diferença no resultado final.

Quer seja um jardim com espaço para crianças brincarem ou para o descanso dos adultos, deve ter uma boa e forte relva plantada. As plantas com espinhos ou folhas aguçadas devem ser evitadas e tudo o que for plantado deve ter um bom espaço para a circulação. Se pretender colocar uma cama de rede, tenha atenção à escolha das árvores. Algo que contrasta sempre bem com o verde de um jardim é a madeira, podendo sempre optar por um banco de repouso, vasos revestidos, etc.

Então para começar a decoração de jardim, continue lendo o texto:

Dicas essenciais de decoração de jardim para você melhorar o seu

Se pretender um jardim exclusivamente decorativo, deve optar por plantas de Verão que fiquem bonitas. E claro, outras que aguentem o Inverno. Equilibrando assim a quantidade de plantas maiores e mais pequenas. Já os jardins temáticos têm uma beleza muito particular mas dão algum trabalho, pela condicionante do que se pode colocar sem fugir ao tema. Antes de iniciar deve haver sempre alguma pesquisa para não correr o risco de haver erros.

Caso existam animais é preciso ter muito cuidado e evitar as plantas mais frágeis. Ou se houver animais na vizinhança, opte por colocar uma vedação.

decoração de jardim

Figura 1

Peças decorativas

Algo que enriquece qualquer jardim é o uso de lagos, fontes ou peças decorativas, pois faz parecer que o seu jardim é um paraíso. O movimento da água chama a atenção, mas tanto os lagos como as fontes requerem manutenção e despesa extra. Sendo esse um ponto que muitas vezes acaba sendo excluído do projeto.

Ficam ambos muitos bonitos num jardim mas requerem tempo e trabalho! Já as peças decorativas podem sofrer desgaste do sol e da chuva.  Elas exigem maior cuidado, sendo necessário renovar em certos períodos.

Caso prefira um aspeto mais “clean”, porém original, pode sempre optar por um bom relvado e umas sebes cortadas a seu gosto. Tornando-as a atração principal do jardim. Deve apenas ter atenção ao tom monocromático que vai obter. Pois pode a longo prazo se tornar algo aborrecedor.

Vale ressaltar que um jardim nem sempre implica coisas vivas: relva sintética com umas espreguiçadeiras à sombra com um bom toldo é algo irresistível. Precisam de pouca manutenção mas é igualmente belo e confortável. Se seu jardim for mais pequeno do que qualquer um presente na galeria de fotos certamente vai precisar usar ainda mais à sua criatividade.

Fotos de projetos de decoração para jardins

Planejamento

Não se esqueça que para planejar eficientemente o seu jardim, deve primeiro reunir algumas ideias e, se necessário, obter a ajuda de um especialista paisagista. É sempre aconselhável consultar um profissional, especialmente se você pretende fazer grandes mudanças. Em última análise, eles sabem tudo sobre materiais resistentes às tempestades e temperaturas extremas de calor e frio. Transmita as suas idéias brilhantes ao profissional durante a fase de planejamento. Veja sua imaginação passar para a realidade da melhor forma possível!

Para aqueles que têm o luxo de ter um grande espaço ao ar livre, pode criar espaços muito melhores. Veja a nossa matéria para ter inspirações sobre como montar um jardim do zero. De guarda-sóis a móveis estofados, sofás, travesseiros e cadeiras, existem inúmeros produtos.

Você pode adicionar cor e textura ao seu jardim ou terraço. Não esqueça que a cor das suas plantas com flores também pode ser usada como uma decoração! Por exemplo, se você deseja criar um espaço romântico, pense em instalar a iluminação que evocará essa atmosfera.

Como a maioria dos jardins se afasta da idéia de terraço, o design desses espaços deve estar totalmente relacionado pelo jardim. Em termos de pavimentos, existem várias opções de materiais e projetos possíveis. A madeira tem uma sensação quente e tradicional e é relacionada com o meio natural que é o jardim, por isso pode ser uma boa opção para o chão. A pedra exala uma elegância legal e também é muito fácil de limpar e manter. Em última análise, o que você deve escolher é uma questão de gosto e depende das condições do seu ambiente. Faça as escolhas certas.

E você, como seria decoração de jardim dos seus sonhos?

Faça seu comentário