Homepage » Variedades » Decoração com Papel de Parede

Decoração com Papel de Parede

A decoração com papel de parede entrou novamente em voga. É uma forma rápida de alterar completamente uma divisão, sem grandes obras, evitando resíduos e cheiros pela casa. Existem de diferentes cores, texturas e estampagens, com algumas novidades, como os efeitos tridimensionais, que podem criar o efeito de amplitude. Os papéis de parede podem ainda exercer funções acústicas e térmicas.

O material também pode ser diverso: vinil (de pvp, resistente à luz e humidade, de fácil lavagem), tradicional (feito de celulose, indicado apenas para ambientes secos) e ainda tnt (imita os tecidos e deve ser limpo com recurso a detergentes próprios). Para além do material, pode também ser aplicado de formas diferentes, com cola ou em adesivo. Dura cerca de 5 anos (mais do que algumas tintas).

Como Fazer Decoração com Papel de Parede

A instalação do papel pode ser feita em formatos diferentes, conforme o efeito que pretende dar à divisão. Pode colocar numa só parede (deixando-a em destaque em prol das outras), em todas as paredes (não podendo nestes casos apostar em cores fortes ou padrões demasiado ricos, pois torna o ambiente pesado), em meia parede ou faixa (ideal para divisões muito carregadas em cores ou objectos e ainda apenas) ou ainda no tecto (menos usual mas original, ideal para quartos).

Quando escolher a cor, deve ter em atenção a cor da tinta das restantes paredes, bem como os tons da mobília, principalmente dos tapetes, cortinas, almofadas e sofás. Se pretende cores extravagantes, então os objectos devem ter cores mais sóbrias.

papel de parede

O papel de parede deve ser aplicado de diferentes formas consoante a divisão:

  • As salas de estar e jantar são as divisões onde podemos combinar com as cortinas, sofás e almofadas. Pela praticidade na limpeza e por durar mais tempo, deve optar por vinil, principalmente se tiver animais de estimação.
  • Nas casas de banho e cozinhas, o mais comum é usar apenas meias paredes, devendo optar por ocupar espaços entre bancadas ou armários. Aqui deve evitar papel de celulose, pois estes não resistem à humidade.
  • Os quartos recebem bem qualquer tipo de material e aqui pode apostar em padrões arrojados. Em quartos de crianças deve usar vinil, pois é mais fácil limpar e acumula menos pó.
  • Em pequenas partes da casa, podem fazer toda a diferença, tais como corredores, varandas e degraus.

Galeria de Imagens de Decoração com Papel de Parede

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *