Aprenda hoje a fazer decoração com papel de parede!

A decoração com papel de parede entrou novamente em voga, pois é uma forma rápida de alterar completamente uma divisão. O papel de parede não tem grandes obras, evita resíduos espalhados e cheiros pela casa.

Existem de diferentes cores, texturas e estampas até com algumas novidades como os efeitos tridimensionais, os quais podem criar o efeito de amplitude. Os papéis de parede podem ainda exercer funções acústicas e térmicas no ambiente.

O material dos papéis pode ser de diversos tipos: vinil (feito de pvp, resistente à luz e humidade, de fácil lavagem), tradicional (feito de celulose, indicado apenas para ambientes secos) e ainda TNT (imita os tecidos, porém deve ser limpo com detergentes próprios para isso).

Além disso, você pode aplicar de diferentes formas também: com cola ou em adesivo. Geralmente, dura cerca de 5 anos (mais do que algumas tintas, inclusive).

Decoração com Papel de Parede

A instalação do papel pode ser feita de diferentes jeitos, conforme o efeito que pretende dar à divisão. Pode colocar em uma só parede (deixando-a em destaque em contraste com as outras); em todas  (nestes casos, porém, não aposte em cores fortes ou padrões demasiado ricos, pois torna o ambiente pesado). Ainda pode ser meia parede ou uma faixa ou até mesmo no teto. O estilo da faixa é usado quando o cômodo já está carregado de cores e/ou móveis. Já no teto, é menos usual, porém inovador e pode ser usado em um quarto.

Quando você escolher cores, deve ter atenção a cor da tinta das outras paredes, bem como os tons da mobília. Se pretende cores extravagantes, então os objetos devem ter cores mais sóbrias, neutras, para que o ambiente não fique carregado nem enjoativo aos olhos. Inovar e criar com cores mais chamativas dão muito mais personalidade ao cômodo. Contudo, geralmente eles são carregados em uma parede só ou em alguns objetos.

O importante em todas as situações relacionadas a decoração é: escolher um estilo e o que vai refletir sua personalidade. Todos os cômodos, conforme decoramos, ele acaba refletindo nossas características pessoais, por isso é muito importante verificar os móveis e cores que você já disponibiliza no local para, somente depois, pensar em adquirir os papéis de parede.

Somente com esse planejamento, você terá uma ideia real do que deve ser comprado e quantos metros, qual a cor, etc.

decoração com papel de parede

O papel de parede deve ser aplicado de diferentes formas de acordo com cada divisão:

  • As salas de estar e jantar são as divisões onde podemos combinar os papéis de parede com as cortinas, sofás e almofadas. Pela limpeza e pelo tempo, a melhor opção é o vinil, principalmente se houver animais de estimação em sua residência;
  • Nas casas de banho e cozinhas, o mais comum é usar apenas meias paredes. Necessita ocupar esses espaços entre bancadas ou armários. Aqui deve evitar papel de celulose, pois estes não resistem à humidade;
  • Os quartos recebem bem qualquer tipo de material, dessa maneira, você pode apostar em padrões arrojados. Contudo, em quartos de crianças deve-se usar vinil, pois é mais fácil limpar e acumula menos pó;
  • Em pequenas partes da casa, podem fazer toda a diferença, tais como corredores, varandas e degraus. Então, é um ótimo investimento a ser pensado.

Fotos de Decoração com Papel de Parede

Existe uma grande variedade de tipos de papel de parede que pode escolher. Alguns apresentam padrões muito simples enquanto outros fazem parte de uma decoração de uma personalidade mais complexa e forte que pode ser aplicadas em suas paredes decoradas.

Dependendo do sentimento e da vibração que você está procurando alcançar na (s) parede (s) de um quarto, por exemplo, você deve escolher algo simples e delicado para uma decoração serena e relaxante ou cores mais intensas, como o vermelho, que remete à paixão e ao romantismo, conforme escrevemos em cores para casa.

Por outro lado, dependendo da idade de quem mora no quarto, você pode experimentar um papel de parede bem dinâmico. Normalmente, o foco principal do papel de parede é o padrão e a cor. Um padrão abstrato se destacaria mais combinado com cores simples e neutras enquanto um simples poderia usar tons mais destacados. A escolha é sua e de quem vai residir no cômodo para fazer a decoração com papel de parede.

Faça seu comentário