Decoração com espelhos: saiba como fazer da melhor maneira

Se existe algo em comum a todas as casas são os espelhos. Além de serem práticos e versáteis, a sua casa também pode ter uma linda decoração com espelhos, mas atenção! Eles não podem ser usados de qualquer forma. Existem regras a serem respeitadas e dicas de como alterar complemente o ambiente com os espelhos.

Eles são objetos imprescindíveis, pois necessitamos deles no nosso dia-a-dia seja para nos aprontarmos, arrumar o cabelo ou até praticar um discurso. A decoração de banheiros, por exemplo, pode utilizar um ou mais e os quartos decorados também fazem uso direto desse acessório como parte da decoração. A decoração de salas é outro exemplo comum da utilização frequente desse objeto.

Os espelhos quadrados ou retangulares são os mais utilizados, mas não limite seus pensamentos para decorar apenas com essas formas. Os espelhos redondos, por exemplo, podem ser usados como um ponto focal central nos quartos e torná-los muito mais relaxantes e convidativos.

Para um toque mais moderno, as ideias de decoração com espelhos que incorporam formas interessantes ou agrupamentos de espelhos menores darão ao lugar uma vibração mais limpa e energética. Porém, caso você prefira o charme do vintage, considere atualizar seus espelhos com molduras de materiais mais ornamentados.

Ao pensar em opções para decorar com espelhos a sua casa é importante manter em mente a escala e o tema da sua decoração. Um grande espelho modernista se destacará negativamente em um quarto com estilo rústico.

faça decoração com espelhos em sua casa

Figura 1

Sugestões práticas para decoração com espelhos

O reflexo

Não coloque um espelho diretamente à frente de uma janela, uma televisão e nem coloque um à frente de outro. Pois os resultados não são agradáveis. No entanto, colocar objetos logo à frente de um espelho, cria uma sensação de bidimensionalidade muito interessante. Por isso é um bom investimento a se pensar.

Os formatos

Os espelhos redondos transmitem a sensação de descontração. E se colocados em cima de uma banca, chama a atenção para ela; os retangulares posicionados na horizontal transmitem tranquilidade. E na vertical transmitem ação e força. Os quadrados irradiam ordem e estabilidade e os de formas irregulares transmitem personalidade. Possibilitando criar com eles, ilusões de ordem ou caos.

Os tamanhos

Um espelho grande pode criar a sensação de profundidade e aumentar a sua luminosidade (como num corredor estreito e comprido), mas para aumentar o ambiente em si, pode colocá-los na horizontal ou na vertical também, mas sempre num ângulo de 90º com o chão.

Um espelho médio, geralmente, é mais usado em casas de banho, pois favorecem uma boa imagem das pessoas, não precisando ser relevante o ambiente em volta. Já os espelhos menores são usados apenas como decoração em pequenos espaços da casa.

Molduras

As molduras são mais usuais agora e as suas cores e formatos influenciam todo o estilo da divisão em que estão.

Sugestões: espelhos colocados perto de mesas, devem ficar ligeiramente acima do encosto das cadeiras. Há quem defenda que espelhos no quarto refletindo a cama podem influenciar o sono, por isso posicione de uma forma que não reflita a cama e use apenas um espelho por ambiente.

Móveis espelhados (como as mesas de centro) fazem sucesso e, se tiver um closet em casa, numa das paredes coloque um grande espelho do chão ao teto para ter uma bela imagem de quem vai usá-lo.

Galeria de fotos de espelhos decorativos

Como sabe, os espelhos são de diferentes tamanhos, formas e estilos. São elementos decorativos versáteis, os quais fornecem polimento instantâneo a uma sala com pouco esforço.

Os espelhos são também uma maneira fácil de refletir a beleza do espaço onde se encontram. Um espelho bem colocado pode alterar a visão de uma sala e refletir a sua personalidade.

Quarto

Você também pode melhorar o design do seu quarto com um espelho bem colocado. Os espelhos podem até mesmo servir como obras de arte. E, sabendo como é esse mercado, há um espelho para todos os gostos, seja o seu estilo ultraclássico ou supermoderno.

A decoração com espelhos é uma ótima maneira de abrir espaço, usando reflexos para fazer uma sala parecer maior do que realmente é. Os espelhos podem ser bons para decorar, mas com um pouco de criatividade podem facilmente se tornar a peça central de sua casa.

E você usa espelhos na decoração da sua casa? Pode deixar as suas sugestões logo abaixo na caixa de comentários.

Faça seu comentário