Cozinhas Modernas

Há muitas opções de decoração para explorar e escolher quando se projeta uma casa. No caso das cozinhas modernas a principal vantagem é manter o local onde prepara as suas refeições atualizado com as melhorias e mudanças tecnológicas e ficar com uma decoração onde não exista um choque de estilos. Uma cozinha moderna, quer se trate de um espaço aberto ou uma área separada, por norma deve ter uma decoração simples e clara. O mobiliário deve ter linhas simples sem ornamentos desnecessários. Além disso, é dada especial atenção à forma como o espaço é usado e organizado. É por isso que as cozinhas modernas têm muito espaço de armazenamento,  até em locais inesperados.

A verdade é que com a vida ativa e ocupada da maioria das pessoas, já ninguém quer perder muito tempo na cozinha, tendo havido a necessidade de criar cozinhas funcionais, com arrumação e práticas.

Mudanças

Pormenores que fizeram toda a diferença nesta cozinha: agora deixaram de ser necessários os típicos separadores de talheres pequenos, que nos obrigavam a ter sempre uma segunda gaveta cheia de coisas inúteis até ao cimo. Agora existe uma gaveta já com as separações feitas pensadas para os talheres maiores, mais pequenos, mais largos… Onde tudo pode estar arrumado, organizado, visível e fácil de alcançar.

Melhor invenção que esta, só mesmo as novas gavetas largas e altas, perfeitas para tachos, potes de massas, de arroz e afins. Estas gavetas dão uma arrumação incrível e são muito espaçosas.

Algo que aliviou bastante o aspeto das cozinhas foi o fato de se começar a disfarçar o frigorífico, a arca e as máquinas de lavar loiça e roupa “dentro dos móveis”. Olhando de fora parece apenas mais um armário e quando se abre deparamo-nos com um frigorífico. Assim conseguimos dar um ar mais leve à cozinha, para além de que é mais fácil assim manter uma palete de cores equilibrada e a nosso gosto.

Decoração de cozinhas

A nível da decoração de cozinhas, as modernas sobem enormemente a fasquia da qualidade expectável. Apesar do branco nunca sair de moda, a verdade é que estas cozinhas são tão bem trabalhadas quanto uma sala ou quarto. A mistura clássica? Branco e preto. As arrojadas? O que quiser! Vermelho, roxo, verde! Só não nos podemos esquecer que a palete de cores da casa no seu total não deve ser demasiado díspar, pois cada divisão irá complementar um todo.

Galeria de Fotos de Cozinhas Modernas

Antes de começar a projetar sua cozinha, decida sobre o tipo de estrutura que deseja. Aproveite ao máximo seu espaço. Se a sua cozinha é pequena, considere bem o espaço que tem e organize-o bem. Para um espaço maior, pode escolher uma estrutura em forma de U ou L e coloque uma ilha no centro. Essas formas oferecem muito espaço de bancada que é o mais necessário em uma cozinha agitada. Você também pode considerar a adoção do triângulo de trabalho, o que é uma idéia muito usada em cozinha modernas. Isso liga a pia, o fogão e a geladeira, as três principais áreas de trabalho da sua cozinha, em forma triangular. Este design utilitário funciona bem para cozinhas minimalistas e não apenas modernas.

Armazenamento

O armazenamento é outro fator importante a ter em mente ao projetar uma cozinha. Saiba exatamente onde você quer que seus grandes eletrodomésticos se posicionem. Considere também onde irá armazenar seus utensílios e outros acessórios de cozinha. Caso pareça muito desorganizada, não se trata de uma cozinha moderna.

Armários e bancadas

Ao escolher armários e bancadas, opte aqueles feitos de materiais diferentes. Pode escolher o granito ou o mármore se quiser um aspecto sofisticado, ou optar por materiais mais básicos, como concreto, pedra calcária e aço inoxidável, que são bastante usados. Se não tiver com um bom orçamento, pode escolher armários feitos de materiais menos dispendiosos, mas que oferecem uma aparência elegante. Equacione adicionar alguma cor para alegrar a sua cozinha, uma idéia comum é adicionar mosaicos na sua bancada. Você também pode escolher armários de vidro fosco, para um dar um ar moderno.

Esquema de cores

Seu esquema de cores deve ser monocromático, com brancos, cinzas e preto. A arquitetura e a decoração devem consistir em linhas claras e destacadas, falta de ornamentação e poucas texturas. A mobília deve, idealmente, refletir essa postura também. Escolha móveis contemporâneos, em estilos simples e cores monocromáticas.

Demonstre o seu gosto

Uma cozinha decorada não precisa ter um aspeto contemporâneo. Deve sim, refletir seu estilo pessoal na escolha da decoração. Apesar de todas as referências siga o seu gosto pois é você quem vai utilizar a cozinha. Sua cozinha deve ser funcional e agradável, lembre-se de que não usará sua cozinha só para preparar e comer refeições, mas também para entretenimento com a família ou amigos.

Faça seu comentário