Cortinas para Sala: Sugestões Criativas

Sendo a sala de estar um dos ambientes mais frequentados da casa, a decoração da mesma é algo que geralmente é tido em foco. Cada canto pode ser decorado com classe e elegância. No que se refere a cortinas para sala, estas podem ser usadas quer seja tanto para fins decorativos, como também pode conseguir um efeito luxuoso e acolhedor ao mesmo tempo. Mas também para permitir uma mudança de ambiente na sala.

As cortinas de sala geralmente são mais longas do que as de quarto. E, são associadas ao uso de varões de madeira, que combinem em cor/adornos que possa ter, pois estes transmitem um grande sentido decorativo.

 

Para saber como decorar a sua sala com cortinas, continue lendo o artigo:

 

cortinas para sala

A decoração da sala de estar sempre é uma das mais importantes, especialmente se é um perfeccionista que se preocupa com a aparência da sua casa. Tenha cuidado com os cantos e detalhes presentes, uma sala de estar muitas vezes se torna uma tela de artista.

Você tem amplas opções que pode implementar na sua sala de estar ou jantar. A janela faz parte das salas de estar e muitas vezes desempenham um papel importante, uma vez que são a única fonte de luz natural. Assim, ao decorar as janelas, tenha muito cuidado com a escolha das suas cortinas. É claro que deve conjugar tudo isso com a decoração de sala de jantar para que não fique descontextualizado. Especialmente se forem próximas uma da outra.

Cor

Quando se trata da cor, pode usar as cortinas para adicionar profundidade a um espaço. Ou pode usá-las também como forma de dar cor a uma peça em exposição na sala. Existem muitas idéias de cortina para sala que funcionam perfeitamente se você tiver um esquema de cores duplas na sua sala de estar. Se tiver duas cores diferentes, pode escolher qualquer uma dessas cores para a cortina.

Ou uma completamente diferente que adicione contraste ou crie um esquema de cores único na sala. Também pode ter suas cortinas feitas de tecido fino, o que permite que a luz do dia entre. Seja o que for que você escolher, temos certeza de que a nossa galeria de cortinas para sala irão ajudá-lo mais.

Mantenha as cortinas na sala

Este é realmente um erro que muitas pessoas cometem. Acham um estilo de cortina bom e decidem colocar as mesmas cortinas em cada divisão da casa. Cada divisão deve ter cortinas diferentes pois serve para um propósito diferente.

Compreenda sua privacidade

Uma das sugestões de decoração mais famosas são as janelas terem cortinas finas. Embora estes sejam maravilhosos em muitas áreas diferentes, elas não são a melhor opção se quiser privacidade. Os quartos nunca devem ter cortinas simples, e tampouco os banheiros. Em vez disso, emparelhe-os com uma cobertura mais escura.

Compreenda a iluminação

Quando se trata de janelas, nem todas deixam entrar a mesma quantidade de luz e isso afetará o tipo de cortinas que vai escolher. As cortinas que são pesadas podem bloquear muita luz e isso funciona bem em um quarto, especialmente os quartos que oferecem vista sobre o nascer do sol. Cortinas simples são excelentes para salas de sol que não precisam de muita privacidade. Quando você sabe a quantidade de luz que vem através da janela, pode planejar de acordo com isso.

Os materiais são importantes

Existem muitos materiais diferentes e combinações de fibras que podem ser usadas para uma cortina. As que escolher devem ser de materiais que são resistentes ao desbotamento, especialmente se a sala recebe muita luz, o que é comum nos quartos virados a sul. Embora as sedas possam parecer luxuosas para uma sala, elas ficam melhor nos travesseiros e outros almofadados. Uma vez que as cortinas de seda se estragarão rapidamente e você ficará com cortinas feias nas janelas.

Galeria de Fotos de Cortinas para Sala de Estar e Jantar

Uma boa maneira de as usar é ter cortinas para sala mais finas conjugadas com as principais penduradas na frente delas. Assim pode colocar os dois conjuntos de cortinas em faixas que podem puxar de volta para os lados para permitir uma visão clara, ou que tenham as cortinas reunidas para dar um grau de privacidade.

Estas cortinas estão disponíveis em brancos mais sutis, cores que parecem menos ousadas do que os brancos puros. Se não tiver certeza de que cor usar para suas cortinas, uma sombra mais profunda da cor da parede funciona bem.

As cortinas para sala não precisam de ser usados somente em conjunto com janelas, por isso, se o decorador assim o decidir, pode usar estas em paredes para criar uma ilusão de espaço e conforto. Ou por exemplo, para ocultar espaços entre janelas que se encontram próximas, no sentido a dar uma ilusão de união.

Existem variadas lojas de decoração, com um variado leque de escolhas imenso, por isso basta só ter um pouco de imaginação e sentido decorativo, e assim criar um ambiente perfeito.

Para combinar com as cortinas não esqueça de visitar nosso texto sobre decoração de salas. Lá encontrará também uma galeria onde pode ver várias salas decoradas com cortinas muito bem selecionadas.

Faça seu comentário