Aprenda a escolher cortinas para quarto: dicas práticas e 40 fotos inspiradoras!

A escolha das cortinas para quarto pode parecer um elemento insignificante, mas significa transformar o seu espaço num ambiente luminoso, acolhedor e funcional, mantendo ao mesmo tempo um bom nível de privacidade, para além de barrar a luz solar direta, a visão de vizinhos, o vento e até a poluição.

Por isso, o uso de cortinas para quarto se torna essencial para garantir beleza e proteção aos espaços. Abaixo separamos uma lista de sugestões e dicas caso esteja pensando reformular um quarto.

cortinas para quarto

Figura 1

Modelos de cortinas para quarto: como saber escolher

O primeiro passo é analisar a luminosidade do quarto. Se recebe pouca luz, opte por cortinas com tecidos mais leves, quase translúcidos. No caso de ser muito iluminado, prefira as cortinas com forro, de modo que haja um tecido mais pesado por baixo e um mais leve por cima, que lhe permite dosar a luminosidade.

O segundo passo é decidir as cores. Estas irão influenciar todo o ambiente, as cores frias tendem transmitir tranquilidade e paz, as cores quentes apelam ao romantismo e animação. Nesta etapa, o ideal é que já saiba qual o estilo da sua decoração (clássica, rústica, romântica, contemporânea…).

O terceiro passo será decidir o tamanho das cortinas, que deve acompanhar sempre o tamanho da janela. Para uma decoração mais aconchegante e luxuosa, utilize cortinas até ao chão.

Conheça os diversos tipos de cortinas

Varão

Práticas, modernas e produzem uma decoração contemporânea. São facilmente encontradas, tanto em tecidos leves, como nos encorpados. Aceitam vários adereços, são fáceis de abrir e fechar e a sua limpeza é simples.

Persianas

Existem de várias cores, tamanhos e materiais. Permitem um controle mais apurado da claridade e podem ser abertas e fechadas manualmente ou motorizadas.

Romanas

Estão disponíveis em tecidos translúcidos, blackout ou fibras naturais. Em semelhança das persianas, podem ser abertas ou fechadas manualmente ou motorizadas.

Painel

Aceita diversos estilos de decoração e são confeccionadas em três tipos de tecido: decorativos funcionais ou opacos.

Rolo

Pode ser confeccionado em diversos tecidos decorativos e pode ser acionado por corrente, mola ou de forma motorizada.

Trilho

Um dos modelos que se vê há mais tempo. Podem ser utilizadas em quartos de todos os tamanhos e existem nos mais diferentes materiais e modelos, podendo o trilho ser simples, duplo ou triplo.

Acima de tudo escolha uma cortina que a faça sentir bem e com a qual se identifique.

Galeria de fotos de cortinas para quarto

O quarto é, sem dúvida, o lugar ideal para cortinas. É por isso que existem muitas variações de cortinas para quarto, o que te permite ter mais opções de escolha em termos de design. Cortinas bem escolhidas fazem um ótimo uso dos elementos do quarto em sua própria maneira distintiva, mas elas também podem ser adicionadas separadamente para criar um ambiente mais íntimo e confortável.

As cortinas são painéis de tecido que são mais frequentemente vendidos em pares. Você encontrará cortinas em uma ampla gama de larguras, comprimentos, tecidos, cores e padrões. Elas são muito versáteis e uma escolha popular para cada ambiente da casa.

No quarto, você provavelmente usará cortinas para sombra, porque as cortinas são feitas de tecidos leves e não alinhados. Isso significa que, embora filtrem alguma luz, não vão filtrar tudo, mas ainda manterão o seu quarto escuro nas deliciosas manhãs de fim de semana quando você quiser dormir até tarde.

Cortinas pendem de uma haste ou varão, que pode ser escondida, simples ou decoradas, dependendo de como as cortinas estão penduradas.

Use cortinas coloridas para adicionar um tom de contraste ao seu quarto ou opte por um padrão interessante para animar o espaço. As cortinas transparentes adicionam suavidade e feminilidade a uma divisão.

Cortinas distintas

Este é realmente um erro que muitas pessoas cometem. Depois de encontrar um estilo de cortina colocam as mesmas cortinas em cada quarto. O simples fato é que cada quarto pode ter cortinas diferentes.

Compreenda sua privacidade

O uso mais comum de cortinas são as finas. Embora sejam maravilhosas em muitas áreas, não são o melhor estilo se você quiser ter um pouco de privacidade, pois você pode ver através da maioria das cortinas. Os quartos decorados nunca devem ter cortinas simples escolhidas com pressa! Em vez disso, busque inserir com uma cobertura mais escura ou uma cobertura de janela que faça exatamente isso.

Compreenda a iluminação

Quando se trata de janelas, nem todos produzem a mesma quantidade de iluminação e isso afetará o tipo de cortinas que você usa. As cortinas que são grossas podem bloquear muita luz e isso funciona bem em um quarto, especialmente os quartos que oferecem vistas deslumbrantes sobre o nascer do sol. Cortinas simples são excelentes para salas de sol que não precisam de muita privacidade.

Os materiais são importantes

Existem muitos materiais diferentes e combinações de fibras que você pode usar para uma cortina, mas deve escolher materiais que são resistentes ao desbotamento, especialmente se a divisão recebe muita luz, o que é comum nos quartos virados a sul. Embora as sedas possam parecer luxuosas para uma sala, elas ficam melhor nos travesseiros e outros acentos, uma vez que as cortinas de seda desaparecerão rapidamente e você ficará com cortinas maçantes e feias nas janelas.

Cor

Quando se trata da cor, você pode usar as cortinas para adicionar profundidade ou para fornecer um pouco de cor ao quarto.

Se ainda não tiver certeza de como usar cortinas para quarto no seu espaço, recomendamos que você veja a nossa galeria de fotos com idéias antes de aplicá-las ao seu quarto. Por fim, recomendamos destacar a área da janela e desenhar as cortinas antes de comprá-las.

Faça seu comentário