Saiba como escolher as melhores cores para quarto

As cores para quarto precisam ser muito bem pensadas, pois afetam todos os dias das nossas vidas. Quartos coloridos podem influenciar o nosso humor e os nossos pensamentos. As cores afetam as pessoas de muitas maneiras, dependendo da idade, sexo, origem étnica ou clima local. Certas cores ou grupos de tonalidades tendem a obter uma reação similar na maioria das pessoas – a diferença geral está na sombra ou tons usados. Assim, quando se trata de decoração, é importante escolher com sabedoria.

Para se ter uma bela casa, não precisa muito se preocupar com as tendências. As tendências das cores vêm e vão. As pessoas tendem a tornar o quarto agradável, escolhendo cores que reflitam os seus gostos e as suas personalidades. O truque é misturar essas cores que gosta numa combinação agradável. Escolher combinações de cores é um dos passos mais intimidantes para iniciantes.

A cor tem o poder de mudar a forma e o tamanho do mobiliário, bem como a forma e o tamanho do quarto em si. A seleção de cores não é difícil, antes deve-se obter algumas informações básicas sobre a cor e os seus efeitos, por isso vamos saber mais sobre cores para quarto, e como estas influenciam o seu humor. Então, veja abaixo as melhores cores para os mais diferentes ambientes, sendo para bebê, jovem ou casal.

Cores para quarto e seus efeitos no ambiente

Entenda que as cores para quarto se comportam de três maneiras básicas: ativas, passivas e neutras. As cores claras são expansivas e arejadas, fazem os quartos parecerem maiores e mais brilhantes. As cores escuras são sofisticadas e quentes, elas tornam quartos numa aparência mais íntima. Agora vamos saber mais sobre as cores e o que elas podem fazer num quarto.

Vermelho

Aumenta o nível de energia de um quarto. É uma boa opção quando quer aumentar a excitação, especialmente à noite. Ele é geralmente considerado muito estimulante para os quartos, uma vez que, estará a ver a cor sobre o efeito das lâmpadas, que é quando a cor parece elegante. Vermelho, o mais intenso, é uma bomba de adrenalina, como nenhuma outra tonalidade.

cores para quarto: vermelho

Figura 1

Amarelo

Capta a alegria da luz do sol e transmite felicidade. Estudos mostram que as pessoas são mais propensas a perder a paciência num interior amarelo. Os bebês também parecem chorar mais num quarto amarelo. Em grandes quantidades, esta cor tende a criar sentimentos de frustração e raiva nas pessoas. Em cromoterapia, é utilizado o amarelo para estimular os nervos e purificar o corpo.

Quarto amarelo

Figura 2

Azul

É dito que baixa a pressão arterial, a respiração e a frequência cardíaca. É por isso que é considerado calmante, relaxante e sereno, e é frequentemente recomendado para quartos. Tenha cuidado, no entanto, um azul pastel pode parecer tão desagradavelmente e frio quando é nas paredes e mobiliário, especialmente se recebe pouca luz natural. Se optar por uma luz azul como a cor primária num quarto, equilibre com tons quentes para os móveis e tecidos. Para incentivar o relaxamento utilize azuis mais quentes, como o caramujo, ou azuis brilhantes, como cerúleo ou turquesa.

O azul escuro tem o efeito oposto, evocando sentimentos de tristeza. Então, abstenha-se de utilizar os azuis mais escuros no seu esquema de cores principal. Fique com os tons mais claros de azul para lhe dar um efeito tranquilizador.

quarto azul

Figura 3

Verde

É considerada a cor mais repousante para os olhos. Combinando a qualidade refrescante do azul e a alegria do amarelo, verde é adequado para qualquer quarto. Incentiva a descontrair, mas tem calor suficiente para promover o conforto e união, tem também um efeito calmante, quando utilizado como a cor principal na decoração.

Acredita-se que ajuda a aliviar o stress, ajudando as pessoas a relaxar. Ajuda com a fertilidade, tornando-se uma ótima opção para o quarto.

quarto colorido de verde

Figura 4

Roxo

Nos seus tons mais escuros é rico, dramático e sofisticado. É associado ao luxo, bem como à criatividade, e como cor secundária, dá profundidade. Versões mais leves de roxo, como lavanda e lilás, trazem a mesma qualidade repousante para os quartos que o azul faz mas, sem o risco de sentir frio.

Figura 5

Neutras (Preto, Cinza, Branco e Castanho)

Esta gama de cores para quartos coloridos são básicas para o jogo de ferramentas do decorador. Todos os esquemas neutros caiem fora de moda, mas a sua virtude reside na sua flexibilidade. Adicionar cor para animar as coisas, tirar cor para acalmar as coisas.

Preto é utilizado em pequenas doses, como um acento. Na verdade, alguns especialistas afirmam que cada quarto devia de ter um toque de preto para aterrar o esquema de cores e dar-lhe profundidade. Mas tenha cautela, colocar demasiado preto pode ter o efeito contrário e deixar o quarto ainda mais pequeno. Para tornar o trabalho mais fácil, pode confiar na ferramenta de cor mais importante do designer de interiores: a roda de cores.

Galeria de Quartos Coloridos

Abaixo uma seleção de cores para um quarto incrível. Se gosta de uma boa dose de cor, achamos que pode ter interesse nessa galeria. Inspire-se para a criação do seu próprio quarto decorado.

Faça seu comentário