Entenda os significados das cores para casa e saiba o qual a ideal para cada cômodo

Saber o significado das cores para casa é essencial a partir do momento que desejar uma decoração perfeita para o seu lar. Você precisa saber quais cores aplicar em cada divisão a fim de tornar a sua decoração mais pessoal e, ao mesmo tempo, adequada.

A cor conduz não só a beleza como o estilo também, porque ela cria emoções ao seu redor, isto acontece porque cada uma tem os seus próprios significados e ainda oferece um tipo de vibração, por isso é importante entender sobre a psicologia das cores.

Recomendo-lhe vivamente que leia esta matéria antes de começar a pintar as paredes da sua casa. Não caia no erro de criar uma harmonia errada entre a sua personalidade e as cores, produzindo um ambiente pouco propício para se habitar.

Lista de cores para casa que pode usar na sua decoração

Preto

Esta cor é a tonalidade máxima ligada à elegância e sofisticação. O preto transmite discrição, poder, charme e requinte. Ele fica bem em qualquer parte ou objeto da casa, seja ele a única tinta, seja misturado com outras cores, afinal, o preto é a aquele que mais combina com qualquer uma.

cores para casa: preto

Figura 1

Branco

O branco transmite pureza, amor e inocência. É considerado por muitos a cor perfeita para pintar a casa, pois além de trazer iluminação a mais, ainda promove a sensação de amplitude em qualquer cômodo onde estiver pintado.

Combina com praticamente tudo e deve ser uma das primeiras cores a levar em conta quando planejar pintar a sua casa.

cores para casa: branco

Figura 2

Vermelho

O vermelho é aquele que vibra sensações como a paixão e as emoções mais intensas, sendo, na minha opinião, a cor perfeita para pintar quartos de casal, porém dê preferência a parede de trás da cabeceira da cama, pois o vermelho é muito estimulante e pode não ser boa na hora de acordar ou dormir.

Com essa pintura você vai transmitir energia e estímulos positivos em qualquer ambiente. Proporciona ao seu espaço um ar quente, sensual e romântico, mas cuidado para não exagerar muito na mesma tinta e deixar o quarto muito cansativo aos olhos.

Figura 3

Azul

O azul transmite confiança, tranquilidade e seriedade. Essa tintura é excelente para utilizar em lugares onde irá passar algum tempo e relaxar. É ideal para pintar salas ou casas de banho, porque o azul ajuda a diminuir a ansiedade e promover um lugar mais calmo e sereno.

Figura 4

Verde

O verde está diretamente ligado à natureza e à fertilidade, uma cor bastante promissora para utilizar no seu escritório ou espaço de trabalho. Além de transmitir calma, segurança ainda por cima ajuda-o a relaxar depois de um dia cheio de trabalho.

Figura 5

Laranja

Laranja é a cor da comunicação, motivação, otimismo e confiança, ela é a melhor sem dúvida alguma para pintar o seu escritório ou quarto.

Com ao menos uma parede laranja, você vai sentir muito mais a criatividade e motivação aflorando intensamente para começar um dia com inúmeras tarefas a serem feitas. Além disso, é ideal para aplicar em divisões com alguma carência de luz, pois ela reflete e ilumina ainda mais o local.

Figura 6

Amarelo

O amarelo anima, promove maior otimismo e ainda encoraja a todos do lugar. Mais uma excelente opção para aplicar na pintura de quartos, tornando assim o seu acordar mais energético e estimulante. E certamente o ajudará a começar um dia com a energia toda.

Esta cor também representa a sabedoria e inteligência, segundo alguns estudos, estimula bastante a atividade mental e a criatividade, por isso poderá ser aplicada num escritório igualmente.

Figura 7

Castanho

O castanho é uma vibração neutra, é considerada a cor da simplicidade, conforto e confiança. Poderá ser aplicado na pintura de diversas divisões, porém o ideal é nas salas e entradas das casas.

Figura 8

Púrpura

Esta é mais uma das cores ligadas ao bem-estar, a purificação bem como ao estímulo da criatividade. Tornando-se assim mais uma daquelas ideais para pintar os quartos de crianças. Além disso, também proporciona uma sensação de luxo e proteção. Sendo por isso aplicável na sala da sua casa.

Como deve ter reparado essa matéria é apenas um olhar genérico sobre as cores para casa. Decidimos aprofundar o tema olhando em especifico cada cômodo como: as cores para  quarto, banheiro, escritório, cozinha e sala.

Figura 9

E você, já decidiu as cores para casa que vai aplicar no seu projeto? Deixe nos comentários aquilo está pensando fazer.

Faça seu comentário