Dicas para fazer uma bela biblioteca em casa

Como se sabe, ter uma biblioteca em casa é uma tradição cultural que vem desde o Império Romano. Essa tradição era obrigatória na casa de todos os respeitados homens, mesmo que não soubessem ler.

Ter uma biblioteca em casa não é algo que faça parte de todas as casas. Muitas delas utilizam a decoração de escritórios ou mesmo as salas de estar, pois integram uma dessas divisões. Mas caso você tenha uma casa espaçosa com divisões a mais, pode pensar em criar uma biblioteca e decorá-la.

Lembre-se: o mais interessante numa biblioteca em casa é decorá-la à sua maneira e criar o seu espaço pessoal, onde vai estar com as suas coisas que lhe darão foco máximo ao seu trabalho, leitura ou outra função relacionada.

É difícil dizer quantos livros são necessários para iniciar o projeto, mas pelo menos tenha bons livros os quais você goste bastante. Quando você possui muitos livros, definitivamente precisará de uma divisão para eles. E será por isso que aqui encontrará algumas ideias de como organizar uma biblioteca em casa de maneira prática.

biblioteca em casa

As bibliotecas são consideradas de auto enriquecimento cultural, porém a decoração pode ser feita de uma forma mais contemporânea, mais ligada à antiguidade ou até misturar um pouco dos dois estilos, sempre equilibrando a harmonia do ambiente.

Para uma decoração mais vintage, utilizar objetos decorativos como barcos dentro de garrafas, cavaleiros ou até reutilizar um móvel antigo para guardar os seus livros. Assim pode se focar ao máximo no que se está fazendo. E com uma cor de tinta de parede bem escolhida vai conseguir criar o ambiente ideal.

Agora há quem modernize as bibliotecas e as decore de forma super limpa com poucos objetos e só o necessário de móveis, tornando o ambiente com a sensação de amplo e organizado.

A escolha do mobiliário de uma biblioteca é bastante importante. Primeiro precisa definir uma linha de decoração clássica ou uma linha de decoração moderna, pois, dessa maneira, fica mais fácil conseguir criar um ambiente único e com tudo no lugar certo.

Aqui estão alguns exemplos de biblioteca em casa para tirar algumas ideias para criar a sua e decorar.

Galeria de fotos de biblioteca em casa

As bibliotecas em casa aparecem em diferentes estilos, dependendo do que as pessoas desejam. Algumas pessoas gostam de guardar sua vasta coleção de livros em prateleiras construídas nas paredes, enquanto outros gostam de usar armários criativos e artísticos ou móveis com o duplo propósito de armazenar livros e sentar para ler.

Geralmente, é esperado que uma biblioteca seja um lugar a oferecer um momento de relaxamento aos leitores e aproveitar o tempo de leitura sem serem incomodados. Dessa forma, tenha atenção com elementos distrativos, isto é, que atrapalharão a leitura como: a falta de iluminação, mau odor, acessórios desnecessários ou até uma pintura de parede com tonalidades fortes e cansativas para a visão de quem está no ambiente procurando relaxamento.

Outro ponto relevante é: adicione alguns bancos ou poltronas agradáveis ​​a fim de criar o ambiente propício ao sossego, uma vez que a maioria das pessoas provavelmente passará um tempo considerável nessas bibliotecas em casa, é vital que você busque maneiras e meios de embelezar o espaço. Torne o espaço convidativo!

Estilo Tradicional/Clássico

Para o design de uma biblioteca em casa é necessário procurar algo que se adapte ao seu estilo e personalidade. Algumas pessoas gostam de projetos mais tradicionais e optam por sofás de couro e recursos que são tipicamente rústicos.

Estilo Contemporâneo/Moderno

Agora os tempos mudaram e as pessoas querem mudanças inovadoras, experimente adicionar leveza à sua biblioteca. Seja o que for dito e feito, uma biblioteca de casa é o seu oásis especial, portanto precisa ser decorado de forma que pareça glamoroso e confortável. Atualmente, a decoração de biblioteca em casa coloca ênfase em outras características com um toque distinto aos interiores.

As lareiras, lustres ou luminárias pendentes, decalques de parede, pintura de parede, tapetes adequados e muitas outras coisas são ótimas opções as quais dão à casa uma sensação de calor e aconchego. Já vão embora os dias em que a decoração de biblioteca se pareceria com um lugar da era gótica.

Esperamos que algumas dessas ideias se tornem inspiração para o estilo da sua biblioteca em casa. Comente abaixo o que você fará na sua casa!

Faça seu comentário